Transformação tecnológica do Grupo FC Porto em marcha
Porto Canal
Começa a ganhar forma o Programa de Transformação Tecnológica (PTT) do Grupo FC Porto. Desenvolvido em detalhe ao longo dos últimos meses por uma vasta equipa interna e de parceiros nacionais e internacionais, a primeira etapa do projeto entra na reta final e é dada a conhecer ao público pela primeira vez esta segunda-feira.
O Programa de Transformação Tecnológica foi lançado em junho de 2022 e mobiliza uma vasta equipa de múltiplos departamentos do clube, a que se juntaram parceiros nacionais e internacionais. Ao longo dos últimos meses, decorreu no FC Porto o desenvolvimento estratégico e conceptual do projeto, missão que contou com o apoio da Adobe, empresa parceira e solução tecnológica global adotada.
Esta segunda-feira, é lançada a nova loja online do FC Porto, desenvolvida sob a solução Adobe Commerce pelo parceiro local Toogas, com o acompanhamento da Altice e da Sapo. Mas esta é apenas a primeira face visível da revolução tecnológica em curso no clube, que irá reposicionar a sua presença digital.
Missão: Revolucionar a experiência do adepto
O projeto tecnológico do FC Porto visa criar um novo ecossistema digital, implementado de raiz e integralmente concebido a pensar na experiência do adepto.
Para enriquecer o dia-a-dia dos portistas, o FC Porto está a desenvolver novas plataformas digitais, que vão disponibilizar mais e melhor conteúdo a toda a hora, maioritariamente em vídeo e focado no consumo via mobile. Também nas áreas de negócio, tanto na loja online, como na bilhética ou na relação com parceiros, o clube irá apresentar novidades em breve.
Também no plano da organização interna, a solução tecnológica Abobe permitirá ao FC Porto alcançar ganhos de eficiência muito significativos. Através da integração e uniformização de sistemas, bem como do recurso a ferramentas de automação e inteligência artificial, o clube prevê melhorar fluxos de trabalho e racionalizar recursos.
Um projeto pioneiro em Portugal
Este é um projeto que acompanha em permanência a evolução dos padrões globais de consumo, bem como as especificidades da realidade portista. Após a conclusão de todas as fases, o FC Porto contará com um ecossistema digital único e integral que permitirá aproximar ainda mais o clube dos adeptos.
Pioneiro em Portugal, o Programa de Transformação Tecnológica do Grupo FC Porto apenas encontra paralelo em clubes como o Real Madrid e FC Bayern.