Ministério Público acusa dois ex-autarcas do Norte na Operação Teia

Ministério Público acusa dois ex-autarcas do Norte na Operação Teia
| Norte
Porto Canal

O Ministério Público deduziu acusação sobre o ex-presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, de corrupção ativa, peculato e prevaricação. Também o ex-presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, está acusado de prevaricação, participação económica em negócio e corrupção passiva, noticia o jornal Público citando a acusação do MP a que teve acesso.

A acusação do Ministério Público é deduzida mais de quatro anos depois de suspeitos terem sido presentes a juiz de instrução.

Joaquim Couto é figura central da operação, que envolve também a mulher, Manuela Couto, detentora de empresas de comunicação que terão sido favorecidas pelas duas autarquias além do IPO do Porto devido à contratação de serviços acima do preço de mercado. Manuela Couto é acusada de crimes de prevaricação, participação económica em negócio, peculato e corrupção.

Já o ex-vice-presidente da Câmara de Barcelos, Domingos Pereira, está acusado de 23 crimes de prevaricação em co-autoria com Manuela Couto. Já Laranja Pontes é acusada de corrupção passiva e mais 18 crimes de participação económica em negócio, refere o jornal.

A operação "Teia" centra-se nas autarquias de Santo Tirso e Barcelos bem como no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e nas empresas de Manuela Couto e investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio, traduzidas na "viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto", segundo comunicado da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, o órgão de polícia criminal que apoia o Ministério Público neste caso.

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Segurança reforçada aos fins de semana no Jardim do Morro em Gaia

As autoridades aumentaram a vigilância no Jardim do Morro, perto da Ponte Luís I, em Gaia, principalmente aos fins de semana. A Polícia Municipal, os bombeiros e a PSP vão estar mais presentes no local para garantir a segurança dos visitantes.

Aurora boreal cobre de "magia" céus a Norte

Os céus de Portugal foram esta sexta-feira à noite 'contemplados' com auroras boreais, fenómeno associado a uma tempestade solar de rara intensidade que está a afetar a Terra.