Câmara do Porto aumentou eficiência na gestão interna com sistema inovador

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 05 jul (Lusa) -- A Câmara do Porto aumentou a eficiência na gestão de departamentos e serviços após adotar um sistema "complexo" que gere o funcionamento interno e com isso "acaba por beneficiar os munícipes", revelou à Lusa o vice-presidente Vladimiro Feliz.

"A informação deixa de estar na cabeça dos funcionários e passa a estar num sistema bem mais complexo que ajuda a dinamizar a fluidez dos processos", revelou o vereador do Turismo, Inovação e Lazer da autarquia, em declarações à Lusa.

Para a empresa prestadora do sistema, a autarquia adotou um sistema inovador "dentro do modelo de gestão autárquica" e passou a funcionar como "alguns grupos empresariais" na administração de processos internos.

"O conhecimento [sobre processos ou serviços] deixou de estar na cabeça dos funcionários para estar no computador", explicou à Lusa Paulo Magalhães, responsável nacional da Easy Vista.

Alertando para a "muito melhor eficiência" dos serviços autárquicos, Paulo Magalhães exemplifica que "quando os utilizadores do município precisam de um serviço" têm agora "uma ferramenta para solicitar esse serviço".

"Os processos são executados de forma mais eficiente. É uma inovação dentro do modelo de gestão autarquia. A Câmara do Porto funciona como já funcionam alguns grupos empresariais", acrescentou.

Paulo Magalhães nota que tudo começou quando a autarquia "fez uma redefinição dos seus processos no Departamento de Sistemas de Informação" e passou a olhar para ele "como um prestador de serviços".

"Vários outros departamentos entenderam que esta gestão era boa e quiseram adotá-la ao serviço, permitindo melhor em muito a sua eficiência", descreveu.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.