Grupo de Guimarães inicia projeto de energia em Angola avaliado em 1,2 mil milhões de euros

Grupo de Guimarães inicia projeto de energia em Angola avaliado em 1,2 mil milhões de euros
| Mundo
Porto Canal

O Grupo MCA, de Guimarães, anunciou esta quinta-feira o arranque de um projeto de eletrificação rural de 60 comunidades remotas angolanas, avaliado em 1,2 mil milhões de euros, beneficiando cerca de um milhão de pessoas e mais de 200 mil casas com energia limpa. Em duas décadas, o projeto do grupo vimaranense prevê a redução de emissões de dióxido de carbono em 7,7 milhões de toneladas.

“A eletrificação destas regiões potencia, grandemente, o seu desenvolvimento económico e social. Nós, na MCA, acreditamos que este também é o nosso papel, por isso, com estes projetos, promovemos a vida das comunidades hoje, construindo um mundo melhor para as gerações futuras. Aplicamos a melhor tecnologia, com soluções de energia limpa para, por um lado, promover a qualidade de vida destas pessoas e, por outro, contribuir para a sua capacitação, não só através da construção dos parques solares, mas também com diversas iniciativas de impacto social que desenvolvemos junto das comunidades e dos nossos colaboradores”, realça Manuel Couto Alves, chairman do Grupo MCA, citado em comunicado.

O projeto de eletrificação de zonas rurais, inserido no Plano Angola 2025 do governo local, envolve a construção por parte da MCA de 46 mini-redes solares, que atingirá uma capacidade voltaica de 265 megawats. Além dos ganhos na descarbonização, esta solução equivale ainda a uma poupança entre os 3,1 e os 5,9 milhões de euros face a outras formas de produção.

A eletrificação destas comunidades vai ligar 203 mil casas e fornecer energia a atividades económicas e produtivas, garantindo acesso a 250MWp de potência fotovoltaica e 595MWh de armazenamento de baterias.

Fundada em 1998, em Guimarães, pelo empresário Manuel Couto Alves, a MCA emprega cerca de mil colaboradores em várias geografias e opera nas áreas da energia, infraestruturas, desenvolvimento urbano e saúde. O grupo português arrancou o processo de internacionalização em 2006 no mercado angolano e está atualmente presente na Península Ibérica, Europa Central e África.

+ notícias: Mundo

Morreu o presidente do Irão após helicóptero onde seguia se ter despenhado

Vários meios de comunicação estatais iranianos anunciaram esta segunda-feira a morte do Presidente Ebrahim Raïssi e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, numa queda de um helicóptero no noroeste do Irão.

Helicóptero com Presidente iraniano a bordo despenha-se no norte do país

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

Abusos sexuais na Igreja fazem parte da agenda na visita de bispos ao Vaticano esta segunda-feira

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) confirmou que o tema dos abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal vai estar em foco na visita que os bispos portugueses iniciaram esta segunda-feira ao Vaticano.