FC Porto B: Reação forte merecia melhor sorte. Crónica de jogo
Porto Canal
FC Porto B chegou ao 2-2 em Penafiel, mas acabou derrotado na 10.ª jornada da Liga Portugal 2
O FC Porto B perdeu neste sábado diante do Penafiel (3-2), no Estádio Municipal 25 de abril, em jogo referente à 10.ª jornada da Liga Portugal 2. Após este resultado, os Dragões mantêm o quinto lugar da tabela, com os mesmos 15 pontos.
O Penafiel aproveitou uma entrada menos forte dos Dragões e, com alguma sorte à mistura, ganhou vantagem logo aos 11 minutos com um golo de Reko, na sequência de um canto favorável aos anfitriões. A primeira parte menos feliz para o coletivo comandado por António Folha também contemplaria a saída de Vasco Sousa por lesão já bem perto do intervalo.
Os Dragões continuaram firmes na busca do empate, mas foi o Penafiel a aumentar a vantagem por intermédio de Robinho, que bateu Francisco Meixedo com um golpe de cabeça (64m). Lançados minutos antes por António Folha, Jorge Meireles reduziu a diferença com um grande remate de fora da área e deixou tudo em aberto para a reta final do encontro (70m).
O ímpeto azul e branco ganhou força com o avançar do relógio e valeu mesmo o 2-2 assinado por Rodrigo Mora, que se limitou a encostar em cima da linha de golo depois de um desvio decisivo de Wendel Silva ao segundo poste (89m). Quando o empate parecia o desfecho mais provável, Francisco Meixedo cometeu penálti sobre Rúben Pereira e Hugo Firmino não perdoou da marca dos 11 metros (90m+5).
“Foi um bom jogo, mas alertei os jogadores de que ia ser difícil. Conheço esta casa e este campo e sei que é difícil jogar aqui. Não entrámos bem no jogo e a estratégia do Penafiel resultou. Na segunda parte, a perder, soltámo-nos, mas aqui temos de ir sempre à procura de sermos os donos dos jogos. Ainda assim, é de realçar a resposta destes miúdos, que foram sempre atrás do resultado frente a uma equipa difícil. Ainda conseguimos empatar, mas o último lance dita este resultado e há que crescer com isto. Não podemos sofrer este tipo de golos a este nível”, afirmou António Folha após a partida.
Na 11.ª jornada da Liga Portugal 2, o FC Porto B recebe o Académico de Viseu no Olival (sábado, 25 de novembro, 11h00, FC Porto TV/Porto Canal).
FICHA DE JOGO
PENAFIEL-FC PORTO B, 3-2
Liga Portugal 2, 10.ª jornada
11 de novembro de 2023
Estádio Municipal 25 de abril, em Penafiel
Árbitro: Gonçalo Neves
Assistentes: Vanessa Gomes e Jonathan Babo
Quarto árbitro: Luís Filipe
PENAFIEL: Pedro Silva; Rúben Freitas, Leandro Teixeira (cap.), João Miguel, João Silva, Diogo Batista, Filipe Cardoso, Reko, Miguel Maga, Robinho e Adílio Santos
Substituições: Diogo Batista por João Oliveira (57m), Adílio Santos por Suker (67m), Reko por André Silva (68m), Miguel Maga por Rúben Pereira (90m) e Robinho por Hugo Firmino (90m)
Não utilizados: Manuel Baldé, Edu Pinheiro, Chico Teixeira e Jota
Treinador: Hélder Cristóvão
FC PORTO B: Francisco Meixedo; Rodrigo Pinheiro, Zé Pedro (cap.), Romain Correia, João Mendes, Rodrigo Fernandes, Gui Guedes, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Abraham Marcus e Wendel Silva
Substituições: Vasco Sousa por Rodrigo Mora (44m), Abraham Marcus por Jorge Meireles (67m), Gui Guedes por Gonçalo Sousa (68m)
Não utilizados: Diogo Fernandes, Gabriel Brás, Nilton Varela, Braíma Sambú, Ussumane Djaló e Anha Candé
Treinador: António Folha
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Reko (11m), Robinho (64m), Jorge Meireles (70m), Rodrigo Mora (89m), Hugo Firmino (90m+5, pen.)
Disciplina: cartão amarelo a Vasco Sousa (40m), Filipe Cardoso (50m), Reko (58m), Robinho (60m), Zé Pedro (72m), Francisco Meixedo (90m+2), João Silva (90m+7)