FC Porto: "Estamos na maior prova de clubes do mundo e todos os jogos são difíceis", realça Sérgio Conceição 

| Desporto
Porto Canal

Sérgio Conceição considera que o FC Porto justificou os três pontos frente ao Antuérpia (2-0)

No dia em que chegou às 250 vitórias como treinador do FC Porto na receção ao Antuérpia (2-0), Sérgio Conceição viu o coletivo que comanda atingir os nove pontos no Grupo H, no qual partilha agora a liderança com o Barcelona. Após a partida, o treinador dos Dragões lamentou “a senda de falhar golos cantados” e viu os azuis e brancos a colocarem-se “a jeito”, mas tudo terminou com “uma boa vitória em mais um jogo difícil na Liga dos Campeões”. Com duas rondas por disputar, Barcelona e FC Porto partilham a liderança do Grupo H, ambos com nove pontos, enquanto o Shakhtar Donetsk soma seis.

250 vitórias como treinador do FC Porto
“Aqui trabalha-se bem, com paixão, com ambição, de acordo com a história do nosso clube, mas nos momentos difíceis precisamos de toda a gente a remar para o mesmo lado.”

O resumo do jogo
“Estamos na Liga dos Campeões e o quadro que pintaram aquando do sorteio não era o correto e levou as pessoas a terem pensamentos diferentes dos nossos. Somos nós que trabalhamos e estudamos os adversários e basta ver o que o Shakhtar Donetsk mostrou nos dois jogos com o Barcelona. Estamos em Portugal e infelizmente é normal. É sempre difícil jogar contra o campeão belga e estamos na maior prova de clubes do mundo, por isso todos os jogos são difíceis. Hoje gostei da primeira parte, tivemos situações que preparámos e os jogadores respeitaram o que foi planeado para o jogo, mas faltou algum discernimento com bola. Na segunda parte, depois da expulsão, o Antuérpia baixou as linhas e deu menos espaço, mas continuámos a jogar com impaciência. Continuamos na senda de falhar golos cantados e pusemo-nos a jeito, como se costuma dizer, mas merecemos marcar o segundo golo. Foi uma boa vitória em mais um jogo difícil da Liga dos Campeões. Os jogadores estão de parabéns, mas há um caminho a fazer para uma equipa com muitos jovens e que tem de continuar a evoluir diariamente.”

O batedor do penálti
“Não me apercebi de nenhuma discussão, pois a minha decisão foi transmitida ao capitão e a partir daí está resolvido. Está estabelecido que quem bate os penáltis é o Evanilson ou o Taremi.”

Pepe é o mais velho de sempre a marcar na Liga dos Campeões
“É o jogador mais competitivo com quem trabalhei, não só como treinador, mas também como jogador. É um animal competitivo incrível e coloca a família e o futebol acima de tudo o resto. Faz muitos sacrifícios para se exibir a este nível. É um orgulho e um prazer muito grande trabalhar com um jogador como o Pepe.”

As contas do grupo
“A minha leitura é fácil: ganhámos três pontos importantes, mas agora há que começar a preparar o jogo de sábado com o Vitória de Guimarães.”

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Unidade e vitória”

Na Visão do Presidente da mais recente revista Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas recorda o passado 23 de novembro como “mais um dia de grande significado na vida do FC Porto” e como “uma jornada que, por todos os motivos, fica inscrita na história do clube”. “Como nem todos tiveram oportunidade de marcar presença” na Assembleia Geral que decorreu no Dragão Arena, o dirigente considera “da maior utilidade destacar alguns aspetos cuja partilha é um reforço do orgulho em ser portista”.

FC Porto: Já há adversários no Mundial de Clubes

O FC Porto ficou no Grupo A do Mundial de Clubes juntamente com Palmeiras (Brasil), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos), ditou o sorteio realizado nesta quinta-feira em Miami, nos Estados Unidos. Curiosamente, o papel com o nome do FC Porto foi tirado por Teófilo Cubillas, um ex-futebolista peruano que marcou 66 golos em 110 jogos de Dragão ao peito, entre 1973 e 1977.

Vítor Bruno: “O único desafio lançado aos jogadores foi ganhar”

Face à derrota do Sporting em Moreira de Cónegos, o FC Porto já sabe que um triunfo em Famalicão permite igualar os lisboetas na liderança do campeonato, mas do outro lado está um adversário que acabou de mudar de treinador e que gera “uma grande dose de incerteza”. No lançamento do encontro relativo à 13.ª jornada, que se disputa este sábado (20h30, Sport TV) no Municipal de Famalicão, Vítor Bruno manifestou o desejo de ver o coletivo portista com “atitude competitiva e mentalidade ganhadora”, pois estes três pontos “são muito importantes para nossa luta”.