Operação Marquês. Defesa diz que vai esgotar “todos os limites” para evitar prisão de Salgado

Operação Marquês. Defesa diz que vai esgotar “todos os limites” para evitar prisão de Salgado
| Política
Porto Canal/Agências

A defesa de Ricardo Salgado assegurou esta segunda-feira que vai esgotar todas as hipóteses para evitar a prisão do ex-presidente do Grupo Espírito Santo (GES), que foi condenado a oito anos de prisão num processo separado da Operação Marquês.

Em declarações a jornalistas à saída do Campus da Justiça, após mais uma sessão do julgamento do Caso EDP, Francisco Proença de Carvalho comentou a apresentação de uma reclamação para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), adiantada esta segunda-feira pela Lusa, e que pode ser a última hipótese de admissão de recurso no STJ, restando apenas depois o Tribunal Constitucional (TC).

“A única coisa que disse e repito – e que nós dissemos publicamente logo a seguir à decisão do Tribunal da Relação – é que iríamos fazer tudo o que estivesse processualmente ao nosso alcance para evitar que o Estado violasse os mais básicos direitos humanos do Dr. Ricardo Salgado. Como queremos evitar que aconteça uma atrocidade destas, iremos a todos os limites judiciais e processuais possíveis, internamente e internacionalmente, para evitar que seja cometida essa ilegalidade e essa desumanidade”, afirmou.

Condenado em março de 2022 a uma pena única de seis anos de prisão por três crimes de abuso de confiança, Ricardo Salgado viu o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) agravar em maio de 2023 a pena para oito anos e recorreu por duas vezes, mas os recursos não foram admitidos.

No entender da defesa de Salgado, o recurso para o STJ só não é possível quando o acórdão do TRL confirma a decisão da primeira instância, sublinhando que tal “não sucedeu neste caso”, face ao agravamento da pena única de seis para oito anos de prisão. Os advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce defenderam, por isso, segundo a reclamação, que “o recurso para o STJ estritamente quanto a estas questões é admissível”.

Em causa estão dois despachos, assinados em 14 e 29 de setembro pelo juiz desembargador Rui Teixeira, a não admitir a subida dos recursos da Relação para o STJ.

No último recurso, em setembro, a defesa do ex-banqueiro apelou para a revogação da decisão do TRL, visando então a rejeição da realização de uma perícia médica – entretanto efetuada no âmbito do Caso EDP, atualmente em julgamento – e a não-suspensão da pena única de prisão, por força de uma anomalia psíquica decorrente do diagnóstico de Doença de Alzheimer.

“Colocar o arguido com a doença de Alzheimer numa prisão equivale a determinar a sua pena de morte. (…) Isto apenas se verificou no presente processo, porque o nome do arguido é Ricardo Salgado”, referiram os advogados do ex-banqueiro, denunciando ainda “um judicialismo aterrador que atropela a dignidade humana e a saúde e que, aparentemente, não se importa de aplicar uma pena de morte camuflada”.

O ex-banqueiro esteve acusado de 21 crimes no processo Operação Marquês, mas, na decisão instrutória de 09 de abril de 2021, o juiz Ivo Rosa deixou cair quase toda a acusação imputada ao arguido.

Ricardo Salgado acabou pronunciado para julgamento em processo separado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.