Urgência do Hospital de Aveiro passa a prestar cuidados de Urologia, após reforço de médicos

Urgência do Hospital de Aveiro passa a prestar cuidados de Urologia, após reforço de médicos
| Norte
Porto Canal/Agências

O Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro passou a prestar cuidados de Urologia, em emergência, evitando a deslocação dos doentes para Coimbra, informou esta quinta-feira administração hospitalar.

De acordo com uma nota de imprensa do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), foi conseguido um reforço dos médicos especialistas, que permitiu reorganizar o Serviço de Urologia.

“Desde o início do mês que são prestados, de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 20h00 e à sexta-feira, das 8h00 às 14h00, cuidados de urgência nesta especialidade”, explica.

Segundo o CHBV, anteriormente, qualquer utente que necessitasse desses cuidados tinha de ser transferido para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

“Faz todo o sentido que um hospital que serve uma população tão vasta como a da região de Aveiro tenha resposta para situações de urgência urológica”, justifica o diretor do Serviço de Urologia, Hugo Antunes.

Para Hugo Antunes, trata-se de “um passo significativo com impacto na vida das pessoas”, mesmo “não sendo ainda possível assegurar escalas de 24 horas”.

A administração hospitalar assume o projeto de “transformar a Urologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga num serviço de referência e capaz de acompanhar as necessidades da população”.

Para tal, conta também com a realização de um procedimento cirúrgico inovador que “traz forte diferenciação ao Serviço de Urologia do CHBV”.

“Começámos a colocar, este mês, o dispositivo iTind, utilizado para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata”, adianta a nota de imprensa.

Segundo o centro hospitalar, “trata-se de um procedimento simples, rápido, realizado em ambulatório, que visa tratar os sintomas urinários, preservando a função sexual”.

“Por ser minimamente invasivo, aporta maior conforto e mais rápida recuperação”, explica Maria José Freire, médica urologista, salientando que o CHBV “é a primeira instituição do SNS a colocar esse dispositivo”.

+ notícias: Norte

PJ detém homem de 40 anos suspeito de atear fogos em Braga e Barcelos

Um homem de 40 anos foi detido suspeito de dois crimes de incêndio florestal nos concelhos de Braga e Barcelos, que consumiram em setembro vários hectares de floresta, adiantou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.