Presidente de Vila do Conde confirma "buraco" financeiro superior a 12 milhões deixado pela anterior autarca

Presidente de Vila do Conde confirma "buraco" financeiro superior a 12 milhões deixado pela anterior autarca
| Norte
Porto Canal

A auditoria às contas do Município de Vila do Conde entre 2018 e 2021 foi revelada esta segunda-feira, cerca de dois anos depois de ter sido pedida.

O documento permitiu confirmar que afinal “o buraco“ económico deixado pela anterior presidência “existe mesmo”, afirma o atual autarca local, Vítor Costa, citado pelo Jornal de Notícias.

O Edil revelou algumas conclusões da auditoria, uma delas sobre orçamentação de 8.4 milhões de euros, 2.1 milhões de estornos que não foram registados e 1.7 milhões numa empreitada que para o presidente “comprometia o futuro”, informa a mesma fonte. 

“Detetou-se uma sobre orçamentação de 8.4 milhões de euros, prática que se reverificou ser recorrentes nos últimos anos e que consistia em fazer gastos com verbas que de facto não existiam”, explica o presidente, citando a BKR, entidade responsável pela execução da auditoria financeira.

Portanto, no total são “12.2 milhões de despesas sem que para elas houvesse realmente dinheiro”, acrescenta, apelidando-os como “más práticas orçamentais”, ou “truques”, assegurando ainda não se tratar de situações que não sejam ilegais, mas que representa uma “prática reprovável” e que no seu mandato autárquico “não existirá”.

“Eram receitas que estavam orçamentadas, mas não tinham existência real”, completou Vítor Costa, citado pelo mesmo jornal.

Recorde-se que a anterior autarca, Elisa Ferreira, tinha garantido que não deixou "uma única fatura por pagar", escreve o JN. 

 

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.