Braga abre residência partilhada para 14 pessoas com necessidade habitacionais

Braga abre residência partilhada para 14 pessoas com necessidade habitacionais
Foto: Câmara Municipal de Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

Um antigo lar de idosos na cidade de Braga foi transformado em residência partilhada, com capacidade para acolher até 14 pessoas com necessidades habitacionais, anunciou esta segunda-feira o município.

Em comunicado, o município refere que a residência, que esta segunda-feira abriu, irá receber pessoas de diferentes origens, idades e circunstâncias, que ali terão, “para além de um local com toda a segurança e conforto para habitar, oportunidade de conviver e combater o isolamento”.

“As residências partilhadas são soluções muito procuradas por famílias unipessoais e que têm dificuldade em encontrar casa no mercado livre”, referiu o administrador da empresa municipal Bragahabit, Carlos Videira.

O regime de residência partilhada consiste na cedência, a cada beneficiário, de um quarto de dormir e partilha das áreas comuns de uma habitação, sob a alçada da Bragahabit.

A residência esta segunda-feira inaugurada é financiada no quadro do Programa 1.º Direito, que recorre a fundos do Programa de Recuperação e Resiliência PRR, por um período de 10 anos, o mesmo período de vigência do contrato de subarrendamento com o privado proprietário do imóvel.

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.