Empresa instala iluminação de Natal na Trofa antes de saber resultado de concurso público

Empresa instala iluminação de Natal na Trofa antes de saber resultado de concurso público
| Norte
Porto Canal

O município da Trofa começou a ver iluminações de Natal antes mesmo de se saber que empresa faria a instalação de luzes públicas. O caso insólito foi noticiado esta quinta-feira pela revista Sábado.

A Câmara da Trofa tinha lançado um concurso público para a iluminação natalícia no início do mês, no valor de 214 mil euros. As empresas tinham até 10 de outubro para submeter as propostas, mas a Castros Iluminações Festivas decidiu começar a instalar as decorações antes mesmo de se saber o resultado concurso.

Segundo órgãos de comunicação locais, como o Notícias da Trofa, a empresa de Espinho “foi lesta a colocar as iluminações, como no Souto de Bairros, junto à casa do vereador da Cultura, Renato Pinto Ribeiro”, ou na Capela e Parque Nossa Senhora das Dores. A Castros Iluminações Festivas teria também “preparado um laço gigante em leds brancos, decorada com placa impressa com mensagens de boas festas com o logotipo do município da Trofa”, que constava do caderno de encargos do concurso público.

À revista Sábado, a Câmara Municipal da Trofa diz que “não autorizou a instalação de qualquer equipamento alusivo à iluminação de Natal” e que tinha tomado conhecimento “através da revista”, tendo instado a Polícia Municipal a “notificar a empresa responsável pela ocupação indevida do espaço público”.

A Polícia Municipal e Proteção Civil detetaram as estruturas, três dias depois de terem sido colocadas, e que estas “não se encontravam licenciadas, motivo pelo qual a entidade Castros Iluminações Festivas, SA” foi “notificada” para “retirar imediatamente as estruturas publicitárias iluminadas”.

A empresa Castros Iluminações Festivas, em resposta ao pedido de esclarecimentos do Notícias da Trofa, referiu que, por “motivos organizacionais”, começou a colocar a iluminação nas várias freguesias, ainda com o concurso público e aberto e sem saber se iria ganhar.

Em declarações ao Porto Canal, o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, já reagiu à colocação antecipada das luzes de Natal.

+ notícias: Norte

Idoso morre após ser colhido por comboio em Valadares

Um idoso, com cerca de 70 anos, morreu ao início da tarde deste sábado, após ser colhido por um comboio junto à estação ferroviária de Valadares. A circulação ferroviária esteve fechada durante pouco mais de uma hora, mas já se encontra reestabelecida.

Decorrem buscas por mulher de 71 anos desaparecida em Aguiar da Beira

Bombeiros e militares da GNR estão envolvidos nas operações de busca por uma mulher de 71 anos, desaparecida na periferia de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, disse à Lusa a Proteção Civil.

Novo "supercarro" de 17 milhões de euros lançado na terça-feira será produzido em Matosinhos

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado na terça-feira e produzido em Matosinhos, disse à Lusa um responsável pelo projeto.