Câmara de Ílhavo abre concurso para obra de 4,5 milhões de euros em saneamento

Câmara de Ílhavo abre concurso para obra de 4,5 milhões de euros em saneamento
| Norte
Porto Canal/Agências

Câmara de Ílhavo anunciou esta terça-feira a abertura de concurso público para a empreitada da rede de drenagem de águas residuais pluviais na Gafanha do Carmo, num investimento total superior a 4,5 milhões de euros.

“À semelhança dos demais projetos de drenagem de águas residuais, a empreitada será executada pelo Município de Ílhavo em parceria com a AdRA - Águas da Região de Aveiro, S.A” esclarece uma nota de imprensa da autarquia.

Foi constituído um Agrupamento de Entidades Adjudicantes entre as duas entidades”, sendo o investimento global de 4,5 milhões de euros, dos quais 2,1 milhões de euros são assumidos pelo Município de Ílhavo e 2,4 milhões de euros pela AdRA.

A rede de drenagem de águas residuais pluviais vai ter cerca de quatro quilómetros de extensão, enquanto a rede de drenagem de águas residuais domésticas é superior a 16 quilómetros.

De acordo com os dados avançados pela autarquia, a empreitada terá um prazo de execução de 18 meses e vai beneficiar cerca de 500 habitações no que respeita à disponibilização de saneamento básico.

“A empreitada de Drenagem de Águas Residuais Domésticas para a Gafanha do Carmo, em conjunto com a da Gafanha da Boavista, cujo projeto está em fase final de desenvolvimento, colocarão o Município de Ílhavo com uma taxa de cobertura de Saneamento Básico próxima dos 100 por cento”, destaca a Câmara na nota de imprensa.

+ notícias: Norte

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.

APA dá parecer favorável condicionado à mina da Borralha em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável à mina da Borralha, em Montalegre, condicionado à apresentação de estudos e elementos e ao cumprimento de medidas e programas de monitorização, bem como de várias condicionantes.