Israel vai boicotar próxima edição da Web Summit em Lisboa

Israel vai boicotar próxima edição da Web Summit em Lisboa
| País
Porto Canal

O embaixador de Israel em Portugal anunciou, esta segunda-feira, que Israel vai boicotar o próximo evento da Web Summit de Lisboa, a decorrer nos próximos dias 13 e 16 de novembro.

Num curto comunicado na rede social X (antigo Twitter), Dor Shapira divulgou ter escrito ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a informar que Israel considera as declarações de Paddy Cosgrave, diretor executivo e cofundador da Web Summit, como “ultrajantes”.

 

“Escrevi hoje ao Presidente da Câmara de Lisboa informando-o que Israel não participará na conferência Web Summit devido às declarações ultrajantes proferidas pelo Diretor Executivo da conferência, Paddy Cosgrave”, explico Dor Shapira. “Mesmo nestes tempos difíceis, ele é incapaz de pôr de lado as suas opiniões políticas extremistas e de denunciar as atividades terroristas do Hamas contra pessoas inocentes. Dezenas de empresas já cancelaram a sua participação nesta conferência, e encorajamos outras a fazê-lo. Devemos ter tolerância zero em relação aos atos terroristas e de terror!”.

Na passada sexta-feira, Paddy Cosgrave publicou na rede social X que considerava estarem a acontecer “crimes de guerra” perpetrados por “aliados” dos países ocidentais, sem mencionar especificamente o nome de Israel.

 

Já esta segunda-feira, o responsável pelo congresso de empresas tecnológicas em Lisboa tentou acalmar os ânimos. “Estamos devastados com as mortes terríveis e com o nível de vítimas civis inocentes em Israel e Gaza. Condenamos os ataques do Hamas e alargamos as nossas condolências a todos os que perderam pessoas queridas. Temos esperança numa reconciliação pacífica”, escreve Cosgrave no X.

 

+ notícias: País

Governo autoriza IP a relançar concurso da segunda fase da alta velocidade

O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal a relançar o concurso de concessão do troço Oiã-Soure da linha de alta velocidade Porto-Lisboa, assumindo encargos até 1,6 mil milhões de euros e mais 600 milhões para projetos, expropriações e fiscalização.

Dez distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Dez distritos de Portugal continental vão estar terça e quarta-feira sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nova operação da PSP nas escolas a partir desta segunda-feira contra a violência

A PSP inicia, esta segunda-feira, nas escolas uma nova operação contra a violência, depois de no ano letivo passado ter contabilizado mais de 2.000 crimes dentro do recinto escolar, como ofensas corporais, ameaças ou injúrias.