Maioria dos professores com prova validada escreveu texto com erros de português

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 ago (Lusa) - A maioria dos professores que realizaram a prova de avaliação docente escreveu um texto com erros ortográficos, de pontuação e de sintaxe, revelam hoje dados divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

A prova, que permite o acesso à carreira docente para professores contratados com menos de cinco anos de serviço, foi feita em dois momentos, a 18 de dezembro e a 22 de julho.

De acordo com o IAVE, num total de 10.220 provas validadas, e especificamente na parte do exame correspondente à escrita de um pequeno texto, 62,8% por cento das respostas dos candidatos acusaram um ou mais erros ortográficos, 66,6%, um ou mais erros de pontuação, e 52,9%, um ou mais erros de sintaxe.

O Instituto de Avaliação Educativa não exemplifica, com casos concretos, os erros dados.

Em comunicado, precisa, no entanto, que 30% das respostas registaram um a dois erros ortográficos, 14,8% cinco ou mais e, acima de 10%, três ou quatro erros.

No caso dos erros de pontuação, a percentagem de cinco ou mais erros sobe para 20,1%.

Quanto aos erros de sintaxe, o IAVE salienta que 17% dos candidatos deram três ou mais erros e, acima de 30%, um ou dois erros.

Segundo o Instituto de Avaliação Educativa, a prova de avaliação docente foi superada por 8.747 professores. Um total de 1.473 reprovou.

O IAVE destaca que 37,2% dos candidatos não deram erros ortográficos, 33,4% não apresentaram erros de pontuação e não se verificaram erros de sintaxe em 47,1%.

O exame, apenas com componente comum, visou, nomeadamente, avaliar o raciocínio lógico e crítico e a capacidade de comunicação correta em língua portuguesa.

ER // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Supremo rejeita pedido de Sócrates para afastar juízas

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) recusou o pedido de José Sócrates para afastamento de duas das juízas do Tribunal da Relação de Lisboa que decidiram levar o antigo primeiro-ministro a julgamento por corrupção no processo "Operação Marquês".

Quanto ganham em média os portugueses?

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 6,1%, para 1.443 euros, no primeiro trimestre face ao período homólogo, mas em termos reais a subida foi de 3,8%, divulgou esta quinta-feira o INE.

Emirates lança recrutamento em duas cidades do Norte do país

A principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos vai realizar ações de recrutamento em duas cidades do Norte do país no final do mês de maio. O anúncio foi feito no website oficial da companhia área.