Mais de 100 médicos apresentam escusa às horas extra em Vila Real 

| Norte
Porto Canal

Vivem-se dias dificeis nos hospitais portugueses, com centenas de médicos a apresentarem escusa às horas extra. No centro hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, são mais de 100. Depois dos médicos internistas, o pedido de escusa é feito pelos cirurgiões e as consequências já se fazem sentir.

A escusa dos médicos às horas extraordinárias multiplica-se por todo o país. Uma situação que está a tornar cada vez mais difícil preencher escalas de urgência nos hospitais. É o caso do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde mais de uma centena de profissionais já entregaram a minuta.

Perante a escassez de recursos humanos, o cenário agrava-se quando é necessário alargar o raio de atuação do centro hospitalar.

Mónica Mesquita é uma das médicas especialista em medicina interna que entregou agora a minuta, mas o limite de 150 horas extraordinárias foi atingido no início do ano.

Em janeiro, a contabilização das horas extraordinárias recomeça, mas até lá a previsão é que sejam cada vez menos os médicos disponíveis para fazer horas extraordinárias. Uma situação que poderá por em risco serviços de urgência que ainda estão em funcionamento, como é o caso de Vila Real.

 

+ notícias: Norte

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.

Homem de 63 anos desaparecido em Viseu

Um homem de 63 anos encontra-se desparecido desde as 17 horas desta quarta-feira na freguesia de Lordosa, em Viseu, confirmou ao Porto Canal fonte oficial do Comando Territorial da região.

Caldeirada gigante para celebrar Semana do Pescador em Vila do Conde

A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, vai promover a segunda edição da Semana do Pescador, que, este ano, terá como destaque a confeção de uma caldeirada de peixe para centenas de pessoas, que será distribuída gratuitamente.