Beneficiários receberam mais 22 milhões do PRR até quarta-feira

Beneficiários receberam mais 22 milhões do PRR até quarta-feira
| País
Porto Canal/Agências

Os beneficiários diretos e finais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) receberam 2 582 milhões de euros até 20 de setembro, mais 22 milhões de euros face ao valor acumulado até à semana anterior, foi anunciado.

Segundo o último relatório de monitorização, o valor pago corresponde a 16% do total, enquanto a execução permanece em 17% dos marcos e metas acordados com a União Europeia (UE).

Com os maiores montantes recebidos aparecem as empresas (735 milhões de euros), as entidades públicas (728 milhões de euros) e as empresas públicas (333 milhões de euros).

Depois surgem as escolas (234 milhões de euros), as autarquias e áreas metropolitanas (175 milhões de euros), as famílias (148 milhões de euros), as instituições de ensino superior (136 milhões de euros), as instituições da economia solidária e social (47 milhões de euros) e, por último, as instituições do sistema científico e tecnológico (46 milhões de euros).

Por sua vez, as aprovações ascenderam a 14.248 milhões de euros, 86% do total.

Destacam-se as empresas (4.448 milhões de euros), as entidades públicas (4.260 milhões de euros) e as empresas públicas (2.244 milhões de euros).

Abaixo disto estão as autarquias e áreas metropolitanas (1.440 milhões de euros), as instituições de ensino superior (624 milhões de euros), as escolas (369 milhões de euros), as instituições da economia solidária e social (351 milhões de euros), as instituições do sistema científico e tecnológico (330 milhões de euros) e as famílias (181 milhões de euros).

Até 20 de setembro, foram submetidas 199.281 candidaturas ao PRR e 141.643 estão aprovadas, mais 821.

Em 22 de setembro, a Comissão Europeia aprovou a revisão do PRR de Portugal, que ascende agora a 22.200 milhões de euros, o que tem em conta a elevada inflação e o impacto da guerra.

Esta alteração integra a dotação financeira do programa energético europeu RepowerEU (704 milhões de euros), bem como a que não foi utilizada da reserva de ajustamento ao 'Brexit' (81 milhões de euros).

O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem ainda o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.