Associação apoiou com bolsas de estudo e mentoria 43 universitários do Porto desde 2020

Associação apoiou com bolsas de estudo e mentoria 43 universitários do Porto desde 2020
| Porto
Porto Canal / Agências

A associação Stand4Good já ajudou com bolsas de estudo e acompanhamento profissional 43 estudantes da Universidade do Porto que não conseguiram a atribuição de bolsas da Direção Geral do Ensino Superior, sendo a maioria estudantes deslocados.

Em declarações à Lusa, a cofundadora da Stand4Good, Mafalda Teixeira Bastos, fez esta segunda-feira um “balanço muito positivo” do projeto lançado há cerca de três anos, em plena pandemia da covid-19.

“Hoje em dia temos uma perceção muito mais reforçada da necessidade e pertinência de projetos desta natureza, que nascem sobretudo para combater o abandono escolar universitário”, afirmou.

Desde o seu lançamento, a Stand4Good apoiou 43 estudantes da Universidade do Porto que concorreram à atribuição de uma bolsa de estudo da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), mas que a “perderam por valores irrisórios”.

“Às vezes uma boa notícia como um pequeno aumento no ordenado do pai ou da mãe faz com que percam a bolsa. Temos estudantes em que o irmão começou a trabalhar, está no agregado familiar, e perderam a bolsa porque o irmão durante um ou dois meses teve um rendimento”, observou, destacando que as necessidades sentidas aquando do lançamento do projeto “são cada vez maiores”.

No ano letivo de 2021-2022, por exemplo, foram rejeitadas na Universidade do Porto 1.514 bolsas de estudo, por o rendimento dos agregados familiares ser superior ao estabelecido nos critérios.

Dos 43 estudantes apoiados, provenientes de 25 municípios portugueses, 37 são universitários e seis são recém-graduados, sendo que cinco destes jovens integram o mercado de trabalho e um frequenta, este ano letivo, o mestrado.

Dos estudantes universitários apoiados, 23 são deslocados e os restantes residem em concelhos vizinhos ao Porto, deslocando-se diariamente para a cidade.

Este ano letivo, o projeto estima apoiar mais oito estudantes universitários.

“Não temos nenhum critério de mérito, o nosso critério é a carência económica, mas eles têm de cumprir determinados créditos para o apoio da Stand4Good se renovar”, esclareceu a responsável, acrescentando que a média dos estudantes apoiados rondou os 14 valores.

O projeto segmenta-se sobretudo em três eixos: bolsas de estudo, mentoria e empregabilidade.

“A Stand4Good tem este duplo objetivo: combater o abandono escolar no ensino superior e promover a empregabilidade de jovens. A última coisa que queremos é que eles façam parte das estatísticas de jovens desempregados no país”, reforçou a responsável.

As bolsas de estudo têm um valor de 1.000 euros e permitem o pagamento da anuidade da propina, bem como apoiar outras necessidades educativas como passes de transporte, alimentação e material escolar, despesas que têm de ser comprovadas.

No âmbito do programa de mentoria os estudantes são acompanhados ao longo de todo o ano letivo por um profissional de uma empresa parceira ao projeto na sua área de formação.

Já o programa de empregabilidade permite aos estudantes conhecerem a “diversidade das saídas profissionais” da sua área de formação, através de estágios ou de passagens diárias ou semanais por empresas, bem como construir uma rede de contactos.

Atualmente, o projeto conta com mais de 50 parceiros, tanto financeiros, que apoiam regularmente a associação, como parceiros ‘pro bono’.

“É um desafio todos os anos, mas temos tido a sorte de, não só os parceiros se manterem, como muitas vezes reforçarem o apoio para conseguirmos chegar a mais estudantes”, acrescentou Mafalda Teixeira Bastos.

A Stand4Good foi lançada em 8 de outubro de 2020, fruto de uma parceira com a Universidade do Porto.

Na quarta-feira, a associação promove um concerto solidário, com Frederico Afonso a estrear-se às 21h00 na Sala Suggia, da Casa da Música, no Porto, que tem como convidados Miguel Araújo e António Zambujo.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).