Acidentes com animais nas estradas não param de aumentar

Acidentes com animais nas estradas não param de aumentar
| País
Porto Canal

Em apenas quatro anos, desde 2019, mais de 11 mil acidentes rodoviários foram provocados por animais, numa média de dois mil por ano, tendo provocado duas mortes e 15 feridos graves. Segundo dados fornecidos pela GNR, só no primeiro semestre de 2023 registaram-se quase 1500 acidentes desta natureza que resultaram em 115 feridos. O principal motivo, segundo a provedora do animal, é o aumento do número de animais nas ruas, visto que o abandono agrava ainda mais o problema dos acidentes.

Ao longo dos últimos quatro anos, o número de acidentes provocados por animais, tanto por animais de companhia como por selvagens, tem vindo a aumentar. No total, registaram-se 11.678 acidentes desde o início de 2019 até 30 de junho deste ano, sendo a maioria em estradas nacionais e municipais.

O número tende a crescer de ano para ano: em 2019 registaram-se 1762 sinistros e tanto em 2020 como em 2021 contabilizaram-se mais de dois mil (2551 e 2790, respetivamente). O ano de 2022 bateu recordes, com 3157 acidentes. Segundo os dados da GNR a que o Jornal de Notícias teve acesso, até 30 de junho deste ano existiram 1418 ocorrências, quase metade do total de 2022.

O último ano foi o que registou um maior número de vítimas, três feridos graves e 113 ligeiros. A maioria dos acidentes com animais selvagens ocorre por esta altura. Por exemplo, o pico de acidentes rodoviários provocados por javalis acontece no outono.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.