Acidentes com animais nas estradas não param de aumentar

Acidentes com animais nas estradas não param de aumentar
| País
Porto Canal

Em apenas quatro anos, desde 2019, mais de 11 mil acidentes rodoviários foram provocados por animais, numa média de dois mil por ano, tendo provocado duas mortes e 15 feridos graves. Segundo dados fornecidos pela GNR, só no primeiro semestre de 2023 registaram-se quase 1500 acidentes desta natureza que resultaram em 115 feridos. O principal motivo, segundo a provedora do animal, é o aumento do número de animais nas ruas, visto que o abandono agrava ainda mais o problema dos acidentes.

Ao longo dos últimos quatro anos, o número de acidentes provocados por animais, tanto por animais de companhia como por selvagens, tem vindo a aumentar. No total, registaram-se 11.678 acidentes desde o início de 2019 até 30 de junho deste ano, sendo a maioria em estradas nacionais e municipais.

O número tende a crescer de ano para ano: em 2019 registaram-se 1762 sinistros e tanto em 2020 como em 2021 contabilizaram-se mais de dois mil (2551 e 2790, respetivamente). O ano de 2022 bateu recordes, com 3157 acidentes. Segundo os dados da GNR a que o Jornal de Notícias teve acesso, até 30 de junho deste ano existiram 1418 ocorrências, quase metade do total de 2022.

O último ano foi o que registou um maior número de vítimas, três feridos graves e 113 ligeiros. A maioria dos acidentes com animais selvagens ocorre por esta altura. Por exemplo, o pico de acidentes rodoviários provocados por javalis acontece no outono.

+ notícias: País

Francisco Moura: “Os adeptos também têm feito um excelente trabalho”

Francisco Moura atingiu a marca dos 200 jogos como profissional em Tondela, onde o FC Porto venceu por 2-0 e voltou a contar com o forte apoio dos adeptos que ajudaram a somar 12 vitórias, um empate, 27 golos marcados, três sofridos e dez folhas limpas nas 13 primeiras jornadas da Liga Portugal.

CP prevê perturbações de quarta a sexta-feira devido à greve geral

A CP informou que se preveem “perturbações na circulação de comboios” na quinta-feira e “possíveis impactos” na quarta e sexta-feira devido à greve geral convocada para dia 11 de dezembro.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".