Mirandela cria banco de voluntariado para reforçar apoio social

| Norte
Porto Canal / Agências

Mirandela, 05 jul (Lusa) -- O concelho de Mirandela, no Distrito de Bragança, vai criar um banco de voluntariado para preparar e chamar mais pessoas para as causas sociais, numa altura em que aumentam as solicitações devido à crise, divulgou hoje o município.

A área social "é fundamental" para o presidente da Câmara, António Branco que ambiciona conseguir "chamar mais pessoas", aproximando "os cidadãos em torno de causas comuns, solidárias e integradoras do indivíduo na vida coletiva".

O Banco Local do Voluntariado resultará do protocolo celebrado entre a autarquia e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, que permitirá dar formação a um grupo inicial de 21 voluntários para o arranque do projeto.

O autarca explicou à Lusa que esta parceria proporcionará também outras condições aos voluntários que, além da preparação, passarão a estar registados no Banco Nacional, com outras condições para exercerem a função, como a garantia de seguros.

Os promotores vão realizar no sábado uma ação de sensibilização à comunidade para esta causa e para se inscreverem no Banco de Voluntariado que pretende dar resposta às necessidades dos parceiros sociais locais.

A autarquia sublinha "o papel decisivo que o voluntariado tem no reforço da coesão social e na consolidação de regime democrático e da cidadania".

A Câmara de Mirandela, que tem em vigor um Plano de Emergência Social para minimizar os efeitos da crise, aprovou, entretanto os planos para ação social para os próximos três anos, em que 40 parceiros se comprometem a trabalhar em conjunto para corrigir e prevenir a pobreza e exclusão social.

Os documentos orientadores são o Plano de Desenvolvimento Social, concretizado através do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), que tem como "objetivo servir de enquadramento a toda a intervenção social, procurando articular e vincular as iniciativas de todos os agentes".

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.