Cerca de 150 quilos de planta invasora arrancada à mão por estudantes do Parque do Covelo no Porto

Cerca de 150 quilos de planta invasora arrancada à mão por estudantes do Parque do Covelo no Porto
DR
| Porto
Porto Canal / Agências

Um grupo de dezenas de estudantes arrancou manualmente cerca de 150 quilos da planta invasora Croscosmiiflora “Lúcifer” no Parque do Covelo, inserida na Semana de Receção 2023/2024 da Escola Superior de Saúde de Santa Maria e organizada pela ESSSM em parceria com o Campus Sustentável, Departamento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Escola e com a Associação de Estudantes da mesma.

Na sua página na Internet, a Câmara Municipal do Porto explica que a ação de limpeza, que envolveu estudantes e colaboradores da Escola Superior de Saúde Santa Maria (ESSSM), pretendia “sensibilizar para a necessidade de controlo sobre plantas invasoras que proliferam pela cidade”.

A planta Croscosmiiflora “Lúcifer”, refere o texto, “assume uma enorme taxa de reprodução, o que lhe confere vantagens frente às demais plantas, pelo que, rapidamente, vai ocupando o terreno, impedindo o desenvolvimento de outras espécies”.

O Parque do Covelo tem um “património arbóreo rico”, nomeadamente com a presença de 500 sobreiros, que têm como principal função a conservação de biodiversidade, sequestro de carbono, regulação do ciclo hidrológico e proteção do solo.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).