Cerca de 150 quilos de planta invasora arrancada à mão por estudantes do Parque do Covelo no Porto

Cerca de 150 quilos de planta invasora arrancada à mão por estudantes do Parque do Covelo no Porto
DR
| Porto
Porto Canal / Agências

Um grupo de dezenas de estudantes arrancou manualmente cerca de 150 quilos da planta invasora Croscosmiiflora “Lúcifer” no Parque do Covelo, inserida na Semana de Receção 2023/2024 da Escola Superior de Saúde de Santa Maria e organizada pela ESSSM em parceria com o Campus Sustentável, Departamento de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Escola e com a Associação de Estudantes da mesma.

Na sua página na Internet, a Câmara Municipal do Porto explica que a ação de limpeza, que envolveu estudantes e colaboradores da Escola Superior de Saúde Santa Maria (ESSSM), pretendia “sensibilizar para a necessidade de controlo sobre plantas invasoras que proliferam pela cidade”.

A planta Croscosmiiflora “Lúcifer”, refere o texto, “assume uma enorme taxa de reprodução, o que lhe confere vantagens frente às demais plantas, pelo que, rapidamente, vai ocupando o terreno, impedindo o desenvolvimento de outras espécies”.

O Parque do Covelo tem um “património arbóreo rico”, nomeadamente com a presença de 500 sobreiros, que têm como principal função a conservação de biodiversidade, sequestro de carbono, regulação do ciclo hidrológico e proteção do solo.

+ notícias: Porto

Matosinhos espera lançamento do concurso da linha de São Mamede em novembro de 2025

A Câmara de Matosinhos informou esta sexta-feira que o consórcio responsável pelo estudo da nova linha de São Mamede e a Metro do Porto asseguraram que o concurso para a conceção e construção pode ser lançado em novembro de 2025.

Pedonalizada Rua de S. João no Porto terá barreiras para evitar estacionamento abusivo

A Rua de São João, no Porto, recentemente intervencionada com vista à sua pedonalização, verá instalada "nos próximos meses" barreiras para evitar o estacionamento automóvel, disse à Lusa o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto.

Autocarros antigos da STCP ganham nova vida em África

Com o processo de renovação da frota de autocarros, a STCP previa demolir alguns dos veículos a diesel mais antigos. Mas pelo menos 21 destas viaturas tomam outro rumo e seguem a caminho da Guiné-Bissau, em África, onde os autocarros vão continuar a servir as populações locais. Esta sexta-feira, a STCP enviou a segunda remessa, com mais cinco autocarros a bordo de um barco, prevendo-se que daqui a 15 dias cheguem ao país africano. A última tranche, com dez autocarros, deverá ser enviada em janeiro de 2024.