Empresa de Matosinhos engorda larvas-bebé para farinha

| Norte
Porto Canal

Uma empresa de Matosinhos dedicada à produção e transformação de insetos para consumo alimentar está a ajudar os agricultores a engordarem larvas-bebé que depois se transformam em farinha. O processo, totalmente sustentável, dura semanas e no final as larvas são processadas e convertidas em alimentação humana.

É um processo por etapas até as larvas serem transformadas em farinha. A reprodução marca o início da espécie que passa semanas em crescimento até ao destino final.

Ainda muito pequenas é dado início à fase de alimentação e crescimento, um processo que dura cerca de 8 a 10 semanas e é feito em contentores climatizados a cerca de 27 graus. Na quinta onde crescem são alimentados com comida seca e com uma variedade de produtos frescos.

Quando atingem o calibre correto, as larvas estão prontas a ser processadas para o produto final onde são transformadas em farinha para consumo humano. Cerca de 3 kg de larvas dão 1 kg de farinha, numa transformação que segue várias etapas de controlo e no final produz alimentos sustentáveis.

+ notícias: Norte

Estaleiros de Viana do Castelo com carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos

O ‘chairman’da Martifer, Carlos Martins, disse esta segunda-feira que o futuro dos estaleiros de Viana do Castelo “é promissor”, por ter uma carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos, empregando 1.200 trabalhadores.

Nova rede de autocarros Mobiave arranca esta terça-feira em Famalicão, Trofa e Santo Tirso

A nova rede de autocarros Mobiave arranca oficialmente esta terça-feira em Vila Nova de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, depois de três dias gratuitos, tendo a existência da concessão já sido alvo de críticas de especialistas do setor.

Chuva cumpre ditado de abril e regressa já esta quarta-feira ao Norte do país

Depois do sol e o aquecimento das temperaturas terem convidado todos a sair de casa e ter levado um gosto do clima de verão aos vários cantos do Norte do país, o mês de abril arranca de forma diferente. Para fazer jus ao ditado “abril águas mil”, perspetiva-se um regresso da chuva para os próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).