Empresa de Matosinhos engorda larvas-bebé para farinha
Porto Canal
Uma empresa de Matosinhos dedicada à produção e transformação de insetos para consumo alimentar está a ajudar os agricultores a engordarem larvas-bebé que depois se transformam em farinha. O processo, totalmente sustentável, dura semanas e no final as larvas são processadas e convertidas em alimentação humana.
É um processo por etapas até as larvas serem transformadas em farinha. A reprodução marca o início da espécie que passa semanas em crescimento até ao destino final.
Ainda muito pequenas é dado início à fase de alimentação e crescimento, um processo que dura cerca de 8 a 10 semanas e é feito em contentores climatizados a cerca de 27 graus. Na quinta onde crescem são alimentados com comida seca e com uma variedade de produtos frescos.
Quando atingem o calibre correto, as larvas estão prontas a ser processadas para o produto final onde são transformadas em farinha para consumo humano. Cerca de 3 kg de larvas dão 1 kg de farinha, numa transformação que segue várias etapas de controlo e no final produz alimentos sustentáveis.