Empresa de Matosinhos engorda larvas-bebé para farinha

| Norte
Porto Canal

Uma empresa de Matosinhos dedicada à produção e transformação de insetos para consumo alimentar está a ajudar os agricultores a engordarem larvas-bebé que depois se transformam em farinha. O processo, totalmente sustentável, dura semanas e no final as larvas são processadas e convertidas em alimentação humana.

É um processo por etapas até as larvas serem transformadas em farinha. A reprodução marca o início da espécie que passa semanas em crescimento até ao destino final.

Ainda muito pequenas é dado início à fase de alimentação e crescimento, um processo que dura cerca de 8 a 10 semanas e é feito em contentores climatizados a cerca de 27 graus. Na quinta onde crescem são alimentados com comida seca e com uma variedade de produtos frescos.

Quando atingem o calibre correto, as larvas estão prontas a ser processadas para o produto final onde são transformadas em farinha para consumo humano. Cerca de 3 kg de larvas dão 1 kg de farinha, numa transformação que segue várias etapas de controlo e no final produz alimentos sustentáveis.

+ notícias: Norte

Máquinas não arrefecem na construção da futura estação das Devesas

A Metro do Porto divulgou, esta terça-feira, através de uma publicação na rede social X, antigo Twitter, algumas imagens da evolução dos trabalhos na Linha Rubi com particular incidência na futura estação de metro nas Devesas, em Vila Nova de Gaia.

STCP estuda rede suburbana extra-Porto e união dos metrobus da Boavista e Aeroporto

A STCP está a estudar a criação de uma rede intermunicipal suburbana entre concelhos que não o Porto e a união dos serviços de metrobus da Boavista e do Aeroporto, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Toalhas e baldes no chão. Chove no quartel dos Bombeiros de Valbom

Os Bombeiros Voluntários de Valbom queixam-se da falta de condições do quartel com cerca de 50 anos. Infiltrações são denominador comum em grande parte das divisões. O cenário que perdura há alguns meses já foi reportado à Câmara de Gondomar.