Nova petição pede que não se remova estátua de Camilo no Porto
Porto Canal
Depois de ter sido divulgada uma petição em que 37 signatários pediram a remoção da estátua de Francsco Simões, alegando questões de gosto ético e de moral, surge agora uma nova carta com a reivindicação de que a obra permaneça no local.
A petição "Pela não remoção da estátua de Camilo" contraria os argumentos dos signatários que pediram ao executivo de Rui Moreira que retirasse a estátua de Camilo Castelo Branco abraçado a uma rapariga nua do Largo do Amor de Perdição.
"Ao fim destes 11 anos, a estátua vai ter de ser removida, face a uma petição nesse sentido assinada por 37 pessoas importantes", pode ler-se na carta, que em poucas horas já reuniu 18 assinaturas.
A carta que em poucas horas já reuniu 18 assinaturas defende a ideia de que a escultura representa o amor de Ana Plácido e Camilo, que estiveram detidos na Cadeia da Relação, durante um ano, por crime de adultério.
Contudo, o escultor já esclareceu, em declarações ao Público, que a mulher da peça representa a mulher da obra de Camilo, Amor de Perdição.
A nova petição reivindica o recuo da decisão da Câmara do Porto com o mote de que há factos históricos que nã podem, nem devem, ser apagados.