Nova petição pede que não se remova estátua de Camilo no Porto

Nova petição pede que não se remova estátua de Camilo no Porto
| Porto
Porto Canal

Depois de ter sido divulgada uma petição em que 37 signatários pediram a remoção da estátua de Francsco Simões, alegando questões de gosto ético e de moral, surge agora uma nova carta com a reivindicação de que a obra permaneça no local.

A petição "Pela não remoção da estátua de Camilo" contraria os argumentos dos signatários que pediram ao executivo de Rui Moreira que retirasse a estátua de Camilo Castelo Branco abraçado a uma rapariga nua do Largo do Amor de Perdição.

"Ao fim destes 11 anos, a estátua vai ter de ser removida, face a uma petição nesse sentido assinada por 37 pessoas importantes", pode ler-se na carta, que em poucas horas já reuniu 18 assinaturas.

A carta que em poucas horas já reuniu 18 assinaturas defende a ideia de que a escultura representa o amor de Ana Plácido e Camilo, que estiveram detidos na Cadeia da Relação, durante um ano, por crime de adultério.

Contudo, o escultor já esclareceu, em declarações ao Público, que a mulher da peça representa a mulher da obra de Camilo, Amor de Perdição.

A nova petição reivindica o recuo da decisão da Câmara do Porto com o mote de que há factos históricos que nã podem, nem devem, ser apagados.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).