Estátua do Camilo no Porto deve ser removida após petição que invoca questões de gosto e moral

Estátua do Camilo no Porto deve ser removida após petição que invoca questões de gosto e moral
Twitter
| Porto
Porto Canal

A obra inaugurada há 11 anos representa o autor de Amor de Perdição, Camilo Castelo Branco e Ana Plácido, a mulher com quem viveu entre 1861, ano em que saiu da cadeia, e 1890, ano em que se suicidou.

Agora, o jornal Público noticia que 37 signatários, entre os quais artistas, curadores, advogados e políticos, pediram ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a remoção da estátua da autoria de Francisco Simões do Largo junto à antiga cadeia, edifício que agora é sede do Centro Português de Fotografia.

O texto da petição a que o jornal Público teve acesso não faz menção a data nem autor. Contudo, é claro que quem criou a petição invoca questões de gosto e moral para repudiar a escultura de Francisco Simões.

Citado pelo Público, os signatários referem-se à obra como “despejada” junto à antiga Cadeia da Relação que provoca um “desgosto estético”.

“O grande amor de Camilo foi Ana Plácido, cuja memória não merece o ultraje de se pôr o génio do Amor de Perdição e das Novelas do Minho abraçado a um exemplar mais ou menos pornográfico”, pode ler-se no texto da citação citado pelo Público.

O texto termina um pedido a Rui Moreira para se seja feito o “favor higiénico de mandar desentulhar aquele belo largo de tão lamentável peça e despejá-la onde não possa agredir a memória de Camilo”.

Entretanto, Rui Moreira encaminhou o pedido, esta terça-feira, para o vereador do urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, deixando ainda uma nota: “Não tendo havido qualquer deliberação municipal para erigir tão deselegante obra, e concordando com o que tão ilustres cidadãos nos suscitam, solicito que se proceda à remoção daquele objeto, que deverá ficar nas reservas municipais”, acrescenta o jornal Público.

De recordar que a estátua de Camilo Castelo Branco junto à Cadeia da Relação foi inaugurada por Rui Rio em 2012.

+ notícias: Porto

Autocarros e elétricos da STCP com ajuste no Natal

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciou esta sexta-feira que ajustará o seu serviço durante a época do Natal, com horário especial até às 21h00 na véspera de Natal, seguido do serviço noturno e madrugada.

Metro do Porto fecha mais cedo na véspera de Natal e abre mais tarde dia 25

O Metro do Porto anunciou esta sexta-feira que, como habitualmente na época de Natal, vai fechar mais cedo a circulação na véspera de Natal, cerca das 20h00, e abrirá o serviço mais tarde no dia 25, pelas 09h00.

Dez detidos em operação ao tráfico de droga no Porto e Viseu

Uma operação policial no Porto e em Viseu, na sexta-feira, terminou com 10 detidos suspeitos de tráfico e a apreensão de oito mil doses de droga, armas, dinheiro e material usado na venda de estupefacientes, anunciou esta segunda-feira a PSP.