Santa Maria da Feira propõe criação de interface ferroviário para TGV

| Norte
Porto Canal

Ainda faltam vários anos para que a alta velocidade ferroviária seja uma realidade em Portugal, mas os municípios já vão traçando estratégias para o futuro.

Em Santa Maria da Feira, exige-se um aproveitamento das infraestruturas já existentes, nomeadamente a linha do Vouga. A autarquia defende a instalação de um interface ferroviário em São Paio de Oleiros.

O traçado A, aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), não era o preferido do município da Feira. Ainda assim, pequenas alterações ao traçado acabam por representar menos casas para demolir no concelho. Emídio Sousa diz que a região sairá a ganhar com o aproveitamento da interceção entre a linha do Vouga e a futura linha de Alta Velocidade.

Mas, nem é por aí que passa a grande preocupação da autarquia com o TGV.

A pouco e pouco, a ligação ferroviária de 1 hora e 15 minutos entre Porto e Lisboa vai-se aproximando da realidade. O troço Porto-Aveiro já está aprovado, mas ainda há muito por decidir. 

+ notícias: Norte

Médico quer criar em Portugal associação dedicada a tumores do fígado

O médico moçambicano Hipólito Mussagy quer criar uma associação de doentes para ajudar quem sofre de carcinoma hepatocelular, “doença silenciosa considerada quase incurável” e que o próprio sofreu, encontrando-se em vigilância no Hospital São João, no Porto.

Jovem acusado de instigar massacres no Brasil começa a ser julgado na Feira

Um jovem acusado de ter instigado massacres em escolas no Brasil, incluindo um em que morreu uma adolescente, vai começar a ser julgado esta quinta-feira no Tribunal da Feira, no distrito de Aveiro.

Sindicato acusa ULS Entre Douro e Vouga de incumprimentos salariais

O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN) acusou esta quinta-feira a ULS Entre Douro e Vouga de não pagar atempadamente aos médicos internos de formação geral, situação que a instituição atribui a um período “muito concentrado” de processamento de salários.