Piscina de Ermesinde é inaugurada na segunda-feira

Piscina de Ermesinde é inaugurada na segunda-feira
Câmara Municipal de Valongo
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Valongo inaugura na segunda-feira a requalificação da Piscina Municipal de Ermesinde, que representou um investimento de 1,5 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira a autarquia do distrito do Porto.

No comunicado, o município detalha que a obra ocorreu para "promover a melhoria da eficiência energética do edifício", para além de "intervenções pontuais de melhoria funcional e garantia da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada".

A nível estrutural, o corpo superior junto à entrada foi demolido, tendo sido instalado um elevador de acesso ao piso superior, onde foi construída uma instalação sanitária adaptada, acrescenta a nota de imprensa.

As bancadas foram alteradas para permitir o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, criando uma plataforma para a permanência das mesmas no espaço entre bancadas. Foi ainda instalada uma cadeira hidráulica para acesso à piscina. No pavimento envolvente da piscina foi alterado o material do cais, para melhoria da segurança, lê-se ainda.

Os balneários foram equipados com novo sistema de AVAC (Aquecimento Ventilação e Ar Condicionado) e no exterior foi instalada uma UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo) com capacidade de produção energética de 42kW, assinala o comunicado.

Citado pela nota de imprensa, o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro afirmou que "foi um processo longo e difícil" em que foi possível "resolver definitivamente os problemas da Piscina Municipal de Ermesinde, que há muito necessitava de uma intervenção profunda".

O primeiro concurso da requalificação, lançado no final de 2020, no valor de 1,089 milhões de euros, ficou deserto, acabando a autarquia por aumentar o valor para 1,2 milhões de euros em abril de 2021 e, dessa forma, conseguir consumar a requalificação.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.