15 anos de Dragon Force. Uma "escola que forma alunos, treinadores e coordenadores de excelência", realça Filipe Espincho
Porto Canal
A Dragon Force celebra, esta quarta-feira, 15 anos de existência sob o lema “Tu tens o poder do Dragão”. Uma década e meia de sucesso e intensa dedicação na formação de “alunos, treinadores e coordenadores de excelência”, realça Filipe Espincho, Coordenador Técnico Geral da escola dos pequenos ‘Dragões’.
São 25 escolas de futebol distribuídas por oito distritos e região autónoma da Madeira, para além de vários projetos a nível internacional. Cinco mil alunos e um importante papel na formação. Ao longo destes anos foram muitos os pequenos dragões que se transformaram em atletas do FC Porto.
“São 15 anos de conquistas, todas elas, fundamentais para o crescimento do projeto. Mais do que as conquistas desportivas é o facto de alimentarmos, cada vez mais, o futebol de formação com os nossos alunos. Já passaram 324 alunos da Dragon Force pelo futebol de formação, no qual atualmente se mantêm 88, o que corresponde a 32% nesta época, provenientes da Dragon Force para o futebol de formação”, sublinha o responsável ‘azul e branco’.
No remodelado campo da constituição, a 6 de setembro de 2008, ganhou ainda mais força a ambição de formar talentos e promover valores basilares em crianças e jovens que escolhiam a Dragon Force como a sua primeira escola de futebol. Um trabalho de estrita articulação entre as várias áreas que integram o projeto.
“Mais do que esta capacidade que temos de formar alunos, de formar também treinadores e coordenadores é esta ligação fortíssima que existe entre a Dragon Force, o departamento de Scout do FC Porto e o futebol de formação”.
Esta conectividade potencia o sucesso, fazendo da Dragon Force uma “escola que forma alunos, treinadores e coordenadores de excelência. Temos o caso do Vítor Moreira (adjunto do FC Porto B) e do José Vilante (treinador principal dos sub-15), provenientes da Dragon Force, porque a exigência que colocamos aos nossos recursos é elevada e que possibilita estes frutos, tanto a nível nacional como internacional”, frisa Filipe Espincho.
“A nossa missão é formar um atleta num todo e para isso temos de os departamentos associados. Todos nas suas áreas, cada um é uma peça fundamental na construção do puzzle que depois queremos para os nossos alunos e esta articulação que existe entre os departamentos de psicologia, nutrição e pedagogia, aliado ao treino com o treinador, com o coordenador é crucial e damos espaço para todos poderem intervir”, remata o responsável.