15 anos de Dragon Force. Uma "escola que forma alunos, treinadores e coordenadores de excelência", realça Filipe Espincho 

| Desporto
Porto Canal

A Dragon Force celebra, esta quarta-feira, 15 anos de existência sob o lema “Tu tens o poder do Dragão”. Uma década e meia de sucesso e intensa dedicação na formação de “alunos, treinadores e coordenadores de excelência”, realça Filipe Espincho, Coordenador Técnico Geral da escola dos pequenos ‘Dragões’.

São 25 escolas de futebol distribuídas por oito distritos e região autónoma da Madeira, para além de vários projetos a nível internacional. Cinco mil alunos e um importante papel na formação. Ao longo destes anos foram muitos os pequenos dragões que se transformaram em atletas do FC Porto.

“São 15 anos de conquistas, todas elas, fundamentais para o crescimento do projeto. Mais do que as conquistas desportivas é o facto de alimentarmos, cada vez mais, o futebol de formação com os nossos alunos. Já passaram 324 alunos da Dragon Force pelo futebol de formação, no qual atualmente se mantêm 88, o que corresponde a 32% nesta época, provenientes da Dragon Force para o futebol de formação”, sublinha o responsável ‘azul e branco’.

No remodelado campo da constituição, a 6 de setembro de 2008, ganhou ainda mais força a ambição de formar talentos e promover valores basilares em crianças e jovens que escolhiam a Dragon Force como a sua primeira escola de futebol. Um trabalho de estrita articulação entre as várias áreas que integram o projeto.

“Mais do que esta capacidade que temos de formar alunos, de formar também treinadores e coordenadores é esta ligação fortíssima que existe entre a Dragon Force, o departamento de Scout do FC Porto e o futebol de formação”.

Esta conectividade potencia o sucesso, fazendo da Dragon Force uma “escola que forma alunos, treinadores e coordenadores de excelência. Temos o caso do Vítor Moreira (adjunto do FC Porto B) e do José Vilante (treinador principal dos sub-15), provenientes da Dragon Force, porque a exigência que colocamos aos nossos recursos é elevada e que possibilita estes frutos, tanto a nível nacional como internacional”, frisa Filipe Espincho.

“A nossa missão é formar um atleta num todo e para isso temos de os departamentos associados. Todos nas suas áreas, cada um é uma peça fundamental na construção do puzzle que depois queremos para os nossos alunos e esta articulação que existe entre os departamentos de psicologia, nutrição e pedagogia, aliado ao treino com o treinador, com o coordenador é crucial e damos espaço para todos poderem intervir”, remata o responsável.

 

+ notícias: Desporto

Direção do FC Porto emite comunicado sobre multa da UEFA

A Direção do FC Porto, através do website do clube, emitiu este sábado um comunicado sobre a multa da UEFA.

FC Porto: Salto para a eternidade

O FC Porto venceu a Liga Europa em Dublin há 13 anos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.