FC Porto (Andebol): Estreia triunfante vale aos dragões lugar final da Supertaça Ibérica

FC Porto (Andebol): Estreia triunfante vale aos dragões lugar final da Supertaça Ibérica
| Desporto
Porto Canal/Agências

O FC Porto venceu o Logroño La Rioja por 32-26 na meia-final. 

A temporada 2023/24 da equipa de andebol começou da melhor forma, já que os orientados de Carlos Resende venceram os espanhóis do Logroño La Rioja por 32-26 na meia-final da Supertaça Ibérica e garantiram, assim, um lugar no jogo decisivo da primeira competição oficial em que estão inseridos.

Carlos Resende arrancou a nova aventura no FC Porto com Diogo Rêma (g.r.), Pedro Oliveira, Nikolaj Laeso, Rui Silva, Fábio Magalhães, António Martínez e Daymaro Salina em campo e os azuis e brancos, apesar de terem começado a perder por 3-1, rapidamente conseguiram a reviravolta e conquistaram a primeira vantagem no encontro (4-3).

Em bom plano, esteve o guarda-redes portista, que aos 13 minutos levava já seis defesas e era um dos principais culpados de o La Rioja ter cumprido um período de três minutos sem marcar. Isso permitiu aos Dragões fugirem na dianteira para 13-10, diferença que se manteve ao intervalo (17-14). Ao cabo dos primeiros 30 minutos oficiais da época, destacava-se a solidez defensiva e a conexão entre a primeira linha e o pivô, imagem de marca nas últimas épocas dos tetracampeões nacionais.

A etapa complementar começou parca em golos e foi nessa toada, com uma vantagem mínima de 8-7 para o adversário (FC Porto mantinha a liderança por 24-22), que chegou aos últimos dez minutos. Miguel Velasco pediu um desconto de tempo para organizar a sua equipa, mas foram os portistas que saíram por cima da paragem: Carlos Resende surpreendeu ao estrear o sete contra seis na partida, corrigiu a postura defensiva da equipa e os da Invicta lograram um parcial de 5-2, que os distanciou no marcador (29-22) e deixou a passagem à final selada a cinco minutos do final (32-26).

“Foi um primeiro jogo. Não foi muito conseguido, mas valeu pela capacidade de luta que os jogadores tiveram nos momentos mais difíceis. O Logroño jogou bastante bem, colocou-nos muitas dificuldades. O mais importante é que entrámos bem, há sempre um peso adicional no início da época. Queremos vencer a final. Felizmente, conseguimos ultrapassar as dificuldades. Temos de trabalhar de acordo com os nossos princípios e, independentemente do adversário, acreditamos que temos armas para lutar amanhã”, afirmou Carlos Resende no final do encontro.

Neste domingo, o FC Porto vai disputar a final da primeira competição da temporada contra o vencedor do duelo entre Sporting e Barcelona (15h00, RTP 2).

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Queremos muito honrar o legado de Jorge Nuno Pinto da Costa"

Num “dia profundamente triste para todos os portistas, um dia de grande pesar”, André Villas-Boas fez a viagem de regresso desde o Algarve até ao Estádio do Dragão para prestar homenagem a alguém que o “marcou profundamente” pelo “seu pleno portismo, por tudo o que representou, pelos seus valores, pelos princípios, por tantas alegrias e tantas vitórias” e cujo “legado” deve ser “honrado e propagado para além do tempo”. “Essa é a maior recompensa e retribuição que lhe podemos dar em saudade de tudo o que ele nos deixa”, declarou o líder máximo do Clube.

FC Porto: Homenagem ao Presidente dos Presidentes nas portas do Dragão

As portas do Estádio do Dragão estão, a partir deste domingo, decoradas com marcos da obra de Jorge Nuno Pinto da Costa enquanto líder máximo do FC Porto. Desta forma, o Clube homenageia o Presidente Honorário falecido este sábado, aos 87 anos.

Adeptos preenchem imediações da Igreja das Antas antes do velório de Pinto da Costa

O carro funerário onde segue o corpo de Jorge Nuno Pinto da Costa já chegou à Igreja de Santo António das Antas, onde a partir das 18h00 vai decorrer o velório.