“Será importante para Matosinhos e para a região” construção de pólo de investigação junto a antiga refinaria

“Será importante para Matosinhos e para a região” construção de pólo de investigação junto a antiga refinaria
| Norte
Porto Canal

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, considerou ser “muito importante” para o município e para a região a construção de um pólo de investigação em terrenos doados pela Petrogal, junto à Avenida Belchior Robles.

“Foi uma decisão muito importante aquela aprovada em executivo e que permitirá a construção de uma nova solução do ponto de vista económico e do desenvolvimento também social de toda aquela área de Leça da Palmeira e também para o futuro não só de Matosinhos, mas da região”, celebrou a também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) num vídeo partilhado na sua página de instagram.

Esta quinta-feira, o executivo municipal aprovou a doação para domínio público de duas parcelas de terreno, propriedade da Petrogal, onde vai arrancar a construção daquele polo, no âmbito do Fundo de Transição Justa.

“A localização desta infraestrutura de incubação e investigação, que será construída pela Universidade do Porto, deve ser concretizada até 2026”, avançou a autarca, dizendo ainda que, futuramente, “a Universidade do Porto construirá um novo pólo universitário, este mais vasto, já numa localização pensada para uma parcela de terreno, que também deverá ser cedida pela Galp ao domínio público - este dentro do perímetro da refinaria - assim que sejam conhecidas as informações relativas ao grau de contaminação dos terrenos”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Luisa Salgueiro (@luisasalgueiro)

+ notícias: Norte

UNIR. Alguns motoristas "não estão minimamente preparados", reconhece diretor dos Transportes Beira Douro

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, UNIR, entrou ao serviço na passada sexta-feira, 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020. O arranque das operações tem sido, no entanto, alvo de muitas críticas e desconfianças.

“Assisti a isto no Comércio, depois assisti connosco”. O Jornal de Notícias é o último símbolo vivo do jornalismo impresso no Porto

Depois do desaparecimento dos generalistas Comércio do Porto e O Primeiro de Janeiro, ambos já no séc. XXI, o JN continua a ser o único jornal feito fora da capital do país.

Festival Authentica regressa a Braga com James Arthur, Xamã e T-Rex entre os destaques 

Calema, James Arthur, Xutos & Pontapés, Xamã, T-Rex e Karetus estão entre os artistas e bandas que atuam na 2.ª edição do festival Authentica, que acontece esta sexta-feira e no sábado no Altice Fórum Braga.