"Vamos à luta para vencer". Vítor Baía garante que FC Porto está preparado para a Liga dos Campeões
Porto Canal
Depois de conhecer os adversários do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, Vítor Baía, vice-presidente do FC Porto, garante que os 'Dragões' "vão à luta para vencer" e estar presentes na próxima fase.
O antigo jogador lembra que todos os jogos da competição são difíceis, com equipas de muita qualidade, mas sublinha que os azuis e brancos estão preparados.
O FC Porto ficou esta quinta-feira a conhecer os seus adversários na fase de grupos da Liga dos Campeões, um sorteio que se realizou no Mónaco. Os 'Dragões' ficaram no grupo H, com Barcelona, Shakhtar Donetsk e Antuérpia.
“É sempre um grupo difícil. Estamos a falar da ‘Champions’ e nunca existem jogos fáceis. Sabemos disso por experiência própria. Quando se pensa que algo é fácil, acontecem as surpresas. Por isso, a nossa seriedade na análise terá de ser esta. Todas as equipas têm grande qualidade e poderão passar neste grupo”, enquadrou o dirigente, ao Porto Canal.
O sorteio realizado cruzou os ‘dragões’ com os campeões espanhóis, levando Vítor Baía a antecipar um “momento bastante emotivo” pelos dois duelos entre os únicos clubes que representou na sua carreira de guarda-redes, abrilhantada por 32 conquistas.
“O FC Barcelona tem grande qualidade. Mesmo com as suas limitações financeiras e os problemas que tem tido para contratar, é sempre uma equipa na qual a ‘cantera’ tem um papel preponderante. A qualidade está lá, mas vamos discutir os jogos. Como tenho dito sempre, não temos receio de ninguém. Respeitamos, mas não receamos”, reconheceu.
O ex-internacional português enalteceu ainda a “grande tradição” do campeão ucraniano Shakhtar Donetsk, que vai competir na condição de visitado em Hamburgo, no norte da Alemanha, e o crescimento do Antuérpia, detentor do campeonato e da Taça da Bélgica.
“Vimos o que nos aconteceu com o Club Brugge na época passada. Felizmente, retificámos no segundo jogo. Não queremos ser outra vez surpreendidos por nenhuma destas equipas. Como sabem, nunca facilitamos neste tipo de jogos, mas, às vezes, as surpresas acontecem. Vamos à luta e queremos vencer e estar na fase a eliminar”, prosseguiu o administrador portista.
O FC Porto, vencedor em 1986/87 e 2003/04, vai iniciar a sua 27.ª presença na Liga dos Campeões, e quarta consecutiva, em 19 ou 20 de setembro, sendo que as seis jornadas da primeira fase da 69.ª edição da competição serão jogadas até 12 e 13 de dezembro, enquanto a final decorre em 1 de junho de 2024, no Estádio de Wembley, em Londres.