A Comissão Europeia tem uma escola de verão em Ponte da Barca. A UE quer “trazer a Europa às pessoas”.

| Norte
Porto Canal

Chama-se Summer CEmp, é uma escola de verão para pôr jovens a discutir sobre os assuntos europeus. Este ano, a iniciativa decorre em Ponte da Barca, no Alto Minho, de 30 de agosto a 2 de setembro. A União Europeia quer estar “mais próxima dos portugueses” e mostrar que o mundo eurocrata tem coração.

“É preciso trazer a Europa às pessoas, termos conversas e trabalhos em conjunto com jovens que têm uma palavra a dizer”, descreve Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal.

A Europa está longe e perdida em burocracia? “Temos de saber ouvir e este é um projeto sempre em evolução. Mas os problemas são complexos. Toda a gente ouve uma árvore que tomba, mas ninguém ouve uma floresta a crescer. A construção europeia é algo inacabado, mas a nossa missão é mostrar às pessoas que o que pensam tem impacto, que é ouvido”, reflete a representante da Comissão.

Esta é já a 6ª edição da escola da União Europeia (UE). O seminário intensivo conta com quatro dias de programa com várias palestras e grupos de trabalho. Os 40 universitários selecionados vão debater com personalidades como Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República e Pia Hansen, a diretora geral de comunicação da Comissão Europeia.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca é o anfitrião dos universitários este ano, e não vê motivos para se condenar os jovens ao desinteresse pela política. “É para isso que servem estas iniciativas, trazer os jovens à reflexão, evitar esse alheamento. Mas o número de candidaturas de jovens que quiseram participar foi extremamente elevado [mais de 250 candidaturas, segundo dados oficiais da UE]. O que os jovens precisam é de uma oportunidade”, acredita Augusto Marinho.

Todos os estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia até aos 30 anos podem participar no Summer CEmp. A semana de debates decorre maioritariamente em português, com algumas sessões em inglês.

+ notícias: Norte

Festival de circo contemporâneo com 11 espetáculos no "Quadrilátero" minhoto

A 11.ª edição do festival internacional de circo contemporâneo Vaudeville Rendez-Vous vai decorrer entre 16 e 19 de julho, em Barcelos, Braga, Guimarães e Famalicão, com 11 espetáculos e seis estreias nacionais.

Homem morre após despiste de carro em Oliveira de Azeméis

Um homem morreu este domingo após um despiste de carro em Fajões, no concelho de Oliveira de Azeméis, indicou o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

PJ detém suspeito de provocar incêndio em zona de património natural na Maia

Um homem que terá provocado um incêndio numa zona de património natural no concelho da Maia, no distrito do Porto, foi detido na sexta-feira, anunciou a Polícia Judiciária (PJ).