900 mordomas desfilaram na Senhora d'Agonia 

| Norte
Porto Canal

A arte de bem trajar e ourar saiu à rua para cumprir a tradição que já acontece desde 1968.

O Desfile da Mordomia é a expressão máxima do orgulho vianense e uniu a vontade de quase um milhar de mulheres que espalharam a característica chieira.

Com o maior número de sempre de participantes na história do Desfile da Mordomia, há quem marque presença há mais de 30 anos.

Num desfile onde são retratadas as lavradeiras, varinas e mordomas de outros tempos, há também quem desfile pela primeira vez.

O rosto da romaria este ano foi a jovem vianense Ana Rita Passos. Um papel de destaque e que faz com que a emoção ganhe o lugar das palavras.

Quem assiste ao desfile, também se veste rigor. O sentimento é de orgulho por ver viva uma tradição que ultrapassa gerações.

Os trajes à vianesa da ribeira lima, à Terra de Morgaz e à Morgada chamam a atenção dos mais de 300 mil espectadores.

Mas o olhar fixa-se também nas peças de ouro penduradas no pescoço, muitas delas seculares, e que carregam em si a história de várias gerações.

Naquela que é a maior romaria do país, as celebrações religiosas da Sra. da Agonia vão continuar até à próxima terça-feira.

Outro dos pontos altos acontece este sábado, com o cortejo etnográfico, num momento em que Viana espera receber 1 milhão de visitantes.

+ notícias: Norte

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.

PSP detém suspeito de violência doméstica em Gaia e apreende arma de fogo

A PSP deteve em Vila Nova de Gaia um homem de 22 anos suspeito do crime de violência doméstica, tendo apreendido uma arma de fogo, duas armas brancas e mais de 10 mil euros.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.