Filme sobre o Douro ganha festival de curtas-metragens de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 jul (Lusa) -- O filme "Douro, ensaio, memória", de Eduardo Correia Pinto, recebeu hoje à noite o prémio principal da quinta edição do VistaCurta -- Festival de Curtas de Viseu.

O trabalho, que obteve o prémio de "Melhor Filme", aborda "a saudade, a memória de alguém e também de todos", e tem "um cariz experimental que conquistou o júri", afirma o Cine Clube de Viseu.

"Esta é a terceira presença do realizador no festival, onde, em 2010, arrecadou, com 'David de Oliveira -- uma obra viva', a distinção de melhor documentário", acrescenta a informação.

O festival arrancou no início de julho, com a disponibilização dos filmes a concurso (que foram selecionados entre as várias dezenas de participações), no portal Sapo/Vistacurta.

O júri, constituído por Leonor Keil, Hugo Santos e Pedro Coutinho, decidiu também premiar, nas categorias de animação, ficção e documentário, as curtas "Event for 2", de Alexandre Siqueira, "Arpeggio", de Hélder Faria, e "Alegria do lar", de Ana Isabel Martins, respetivamente.

Foram ainda distinguidos, com menções honrosas, os filmes "A corda" (ficção), de Luís Belo, Ana Seia de Matos, L. Filipe dos Santos e Tiago Ribeiro, e "Memórias de um passeio de verão" (documentário), de Sofia Ferreira e Fernando Vale.

No que respeita aos trabalhos realizados em contextos educativos, o prémio de "Melhor filme" foi atribuído a "Reflex", apresentado pela Escola Profissional Mariana Seixas, de Viseu.

AMF // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.