Crianças vão "patrulhar" escolas em Vizela para combater desperdício de energia

| Norte
Porto Canal / Agências

Vizela, 04 jul (Lusa) - As escolas primárias de Vizela vão começar a ser "patrulhadas" pelos alunos, que terão como missão desligar luzes ou equipamentos que estejam a consumir desnecessariamente e fechar as torneiras de água, informou hoje o Município.

Trata-se de um projeto da Agência de Energia do Ave, a que a Câmara de Vizela decidiu aderir, e que visa a redução da fatura da luz e da água que cada escola paga no final do mês.

Segundo aquela agência, projetos semelhantes implementados em escolas de outros países, nomeadamente nos Estados Unidos da América, permitiram verificar uma redução nos custos energéticos da escola de 33 por cento.

A Agência de Energia do Ave orçamentou, para 2013, 23.300 euros para investir naquele projeto, denominado "Patrulha do Ambiente".

"Os alunos envolvidos passam a patrulhar os espaços escolares, para identificar desperdícios de energia e também de água", referiu a Câmara de Vizela.

As "vistorias" serão feitas nos intervalos, ao final da manhã e no final do dia.

No termo de cada mês, os docentes responsáveis elaborarão relatórios simples que representem a alteração dos níveis de consumo energético, baseado na análise das faturas do fornecedor de energia, revelando aos alunos os verdadeiros impactos do projeto e do seu trabalho

Trata-se, assim, de uma experiência educacional e de sensibilização, com uma componente prática, através da qual os alunos poderão comprovar que um consumo racional de recursos contribui para uma maior poupança.

O principal objetivo é promover hábitos de poupança.

Além de reduzir os custos energéticos da escola, permitindo desbloquear fundos para outras áreas importantes, o projeto pretende também "aliviar" a fatura ambiental, já quanto menos energia for utilizada para climatizar e iluminar as escolas, menor será a quantidade de poluição libertada para o meio ambiente.

As patrulhas terão à sua disposição vário material de apoio, como autocolantes, documentos de compromisso, casacos de identificação, lista de tarefas de apoio aos alunos e guia de procedimentos.

O projeto está disponível para todos os concelhos abrangidos pela Agência de Energia do Ave.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.