JMJ. Papa diz que só é lícito olhar alguém de cima para baixo para a ajudar a levantar-se

JMJ. Papa diz que só é lícito olhar alguém de cima para baixo para a ajudar a levantar-se
| País
Porto Canal/Agências

O Papa Francisco disse este sábado que a alegria é missionária, é para os outros, e que a única situação em que é lícito olhar de cima para baixo para uma pessoa é para a ajudar a levantar-se.

“A alegria é missionária. Não é so para mim, é para levar aos outros”, afirmou Francisco, na vigília, no Parque Tejo, perante um milhão e meio de pessoas.

O Papa disse ainda que o que importa não é não cair, mas sim não permanecer caído e alertou que “a única situação em que é lícito olhar uma pessoa de cima para baixo é para ajudá-la a levantar-se”.

Pedindo aos presentes para que olhem para trás e vejam o que já receberam, lembrou que houve pessoas que “foram um raio de luz”, dos pais aos avós, dos catequistas a religiosos, amigos a professores.

“Eles são as raízes da alegria”, apontou, destacando que essa alegria não é “do momento, passageira”, nem “está fechada na biblioteca, embora seja preciso estudar”.

Para o Papa, esta “não deve estar guardada à chave, tem de se procurar, de se descobrir”, de dar aos outros.

+ notícias: País

Proteção Civil pede "comportamentos adequados" perante risco de mau tempo

A Proteção Civil apelou para que a população tenha cuidados redobrados, perante a previsão de mau tempo emitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.

Mulheres com 45 anos serão convocadas para mamografia conforme itinerário das carrinhas de rastreio

As mulheres que completam 45 anos em 2025 serão convocadas ao longo do ano para realizar mamografia, conforme a região onde residem e o itinerário das carrinhas da Liga Portuguesa Contra o Cancro, anunciou o Ministério da Saúde.

Número de vítimas mortais nas estradas desceu para 475 em 2024

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária registou em 2024 menos 45 vítimas mortais, para 475, e menos 1.634 feridos leves, na sequência de acidentes nas estradas, mas mais 143 feridos graves comparativamente a 2019, foi este sábado revelado.