JMJ. Papa Francisco prepara-se para Via-Sacra
Porto Canal/Agências
O Papa Francisco chegou esta sexta-feira às 17h20 à zona do Marquês de Pombal, onde uma multidão o recebeu com entusiasmo, antes de se dirigir ao palco instalado no cimo do Parque Eduardo VII para participar na Via-Sacra.
Após sair às 17:05h da Nunciatura Apostólica, o Papa percorreu em marcha lenta a avenida Fontes Pereira de Melo, onde foi sempre acompanhado por milhares de pessoas, e chegou ao Marquês de Pombal.
Junto ao Parque Eduardo VII, no papamóvel, o Papa Francisco acenou aos milhares de peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que, em apoteose, cantavam, gritavam e agitavam bandeiras dos quatro cantos do mundo.
Na rotunda do Marquês milhares de peregrinos gritaram “Esta é a Juventude do Papa”, antes de o papamóvel descer parte da avenida da Liberdade.
Devido ao calor, os jovens usavam leques e chapéus coloridos para se protegerem do sol, aguardando atrás de grades pela passagem de Francisco, sob o olhar de dezenas de agentes da autoridade e voluntários da JMJ.
Às 17:30h, o papamóvel começou a subir, por entre os peregrinos, até ao alto do Parque Eduardo VII, onde está situado o palco para a Via-Sacra.
A Via-Sacra é o segundo grande evento do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, está marcado para as 18h e estima-se que termine às 19h30.
A Via-Sacra, que significa caminho sagrado, visa reviver os “passos de Jesus na sua Paixão” ao longo de 14 estações.
