Porto de Leixões. 4,9 milhões de euros para construir 'hub' tecnológico

Porto de Leixões. 4,9 milhões de euros para construir 'hub' tecnológico
| Norte
Porto Canal/Agências

O concurso público para a construção de uma infraestrutura tecnológica destinada ao desenvolvimento da economia azul no Porto de Leixões, em Matosinhos, abriu há uma semana com o preço base de 4,9 milhões de euros, foi esta quinta-feira anunciado. 

Em comunicado, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), entidade que lidera o consórcio do projeto, esclarece que os candidatos têm 90 dias para submeter as suas propostas a concurso.

O concurso público para a construção da infraestrutura, intitulada HUB AZUL, foi publicado a 28 de julho em Diário da República.

O caderno de encargos prevê que a obra seja edificada na Plataforma Logística do Porto de Leixões, no concelho de Matosinhos, no distrito do Porto, devendo ficar concluída até ao final de 2025.

A obra, que implica a construção de um tanque central multiusos, cuja profundidade pode atingir os 30 metros, tem de ficar concluída num ano.

O novo HUB AZUL, infraestrutura científica, tecnológica e de inovação, reúne um conjunto de capacidades nas áreas das engenharias oceânicas e da biotecnologia azul, com o intuito de promover sinergias para os processos de inovação na área do mar.

"O objetivo desta plataforma é colmatar a falta de zonas de teste em ambiente relevante para o desenvolvimento de tecnologias oceânicas em Portugal", acrescenta o INESC TEC.

As tecnologias marinhas para o desenvolvimento em 'offshore' [afastado da costa], o teste de engenharia de materiais e sistemas capazes de resistir às condições do oceano, a criação de um biobanco de recursos marinhos nacionais, o laboratório de biotecnologia azul e o centro de mergulho científico serão algumas das principais valências desta infraestrutura.

Além do instituto do Porto, o consórcio responsável pelo HUB AZUL LEIXÕES é composto pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a Câmara Municipal de Matosinhos, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e o Fórum Oceano.

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.