Médicos terminam greve de dois dias 

Médicos terminam greve de dois dias 
| País
Porto Canal/Agências

Os médicos terminam esta quarta-feira uma greve de dois dias que dizem ter tido 95% de adesão na terça-feira, embora garantindo que a paralisação não afeta a assistência aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude.

No primeiro dia da greve, na terça-feira, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que convocou a paralisação, disse que a adesão rondou os 95% e, nalguns casos, chegou aos 100%, como no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Em declarações à Lusa, a presidente da FNAM disse que houve blocos operatórios encerrados de Norte e Sul do país.

Em causa está a proposta que o Governo apresentou na última semana aos sindicatos, no âmbito das negociações que se iniciaram ainda em 2022, e que a FNAM considera “totalmente inaceitável”.

A FNAM rejeita a manutenção das 40 horas de trabalho semanais e o acréscimo do limite de horas extraordinárias das atuais 150 para 300 por ano, o aumento “irrisório do salário base entre 0,4% e 1,6%”, a manutenção das 18 horas de urgência e as regras previstas para o novo regime de dedicação plena.

Durante a tarde de terça-feira, uma concentração juntou mais de uma centena de médicos frente ao Ministério da Saúde, para entregar à tutela uma contraproposta em que reivindicam aumentos que compensem a perda de poder de compra, um horário semanal de 35 horas, a reposição das 12 horas em serviço de urgência e do regime majorado da dedicação exclusiva e a integração dos internos no primeiro grau da carreira.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.