Ex-secretário de Estado da Defesa lucra 61 500 euros com texto de 27 linhas

Ex-secretário de Estado da Defesa lucra 61 500 euros com texto de 27 linhas
| Política
Porto Canal

"Ensaio de ofício" escrito por Marco Capitão Ferreira, para enviar ao Tribunal de Contas (TdC), no âmbito do contrato de assessoria celebrado com a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) em 25 de março de 2019, terão valido ao ex-secretário de estado da defesa um rendimento de 61 500 euros, incluindo IVA.

A informação é avançada esta sexta-feira pelo Correio da Manhã (CM), que adianta que o texto de 27 linhas foi enviado por Capitão Ferreira à equipa negocial do contrato de manutenção dos helicópteros EH-01, da qual fazia parte, no dia 24 de março de 2019, quando ainda não tinha assinado o referido contrato com a DGRDN, então liderada por Alberto Coelho. 

No texto com cinco parágrafos, cujo destinatário foi Carlos Alberto, presidente do júri da equipa de avaliação e negociação da proposta do contrato de manutenção dos 'hélis' EH-01, Capitão Ferreira salientou a "criticidade do mesmo [contrato] para a prossecução de interesses essenciais de segurança do Estado português", segundo a mesma fonte. 

O ex-governante utiliza o argumento da segurança do Estado, quando ele se encontrava numa temática tão sensível como o contrato de manutenção dos helicópteros, sem que existisse um contrato escrito ou qualquer outro vínculo oficial com o Ministério da Defesa. 

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".