Há 20 anos nascia o Dia dos Avós em Penafiel

Há 20 anos nascia o Dia dos Avós em Penafiel
| Norte
Mafalda Miranda

Em Penafiel, a celebração do Dia dos Avós já é um marco anual na agenda do município. Esta quarta-feira, dia 26 de julho, assinala-se o Dia dos Avós, uma data que foi implementada pela Assembleia da República há 20 anos, em maio de 2003.

No concelho de Penafiel, os avós podem viver a experiência numa pequena viagem num balão de ar quente, assistir à missa campal em homenagem de todos os avós, desfrutar de um piquenique a acabar a tarde com um concerto protagonizado pelo Toy.

António Faria, com 73 anos, é filho da grande impulsionadora desta data e em declarações ao Porto Canal revelou que o facto de ser implementada uma data para a celebração do dia dos avós “era um grande sonho” da sua mãe, Dona Ana, que lutou e dedicou anos da sua vida para ver esta data celebrada.

“Em 1986, na primeira vez que vai à televisão, divulga a sua ideia e foi sempre essa a luta dela”, diz António Faria. “Em maio de 2003, telefonaram-lhe da Assembleia da República a dizer que o dia foi consagrada unanimemente e 20 minutos depois tudo repicava de sinos e foguetes”.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, conta que o parque da cidade “vai acolher mais de dez mil avós que vêm de todo o concelho de Penafiel, mas também de toda a região do norte, porque como já é sabido Penafiel é a capital do Dia dos Avós”.

Este ano “temos um cartaz recheado de artistas, algumas atividades radicais e também temos os automóveis clássicos para que os avós possam matar saudades e dar uma voltinha”.

No que diz respeito à data, há um forte motivo para que seja neste dia. “Na liturgia cristã, o dia 26 de julho é o dia dedicado aos avós de Jesus e, dessa forma, ficou quer a dimensão espiritual e religiosa, quer formal e laica”, explica o autarca.

Além de a novidade ser o balão de ar quente, o destaque este ano vai para o momento simbólico de celebração do vigésimo aniversário da festa dos avós, com o descerramento de uma placa com um poema dedicado à pessoa que lutou pela implementação desta data.

Ana Elisa de Couto, natural de Penafiel, dedicou vários anos da sua vida para implementar um dia de todo os avós. Nos anos de 1980, Ana Elisa de Couto, mais conhecida por “Dona Aninhas”, achava que ninguém dava o valor merecido aos avôs e avós e decidiu lutar pela causa. Depois de várias intervenções e após inúmeros contactos, a Assembleia da República institui a 26 de julho de 2003 como o Dia dos Avós.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

 

+ notícias: Norte

Seis feridos em colisão rodoviária em avenida de Braga

Uma colisão envolvendo cinco veículos ligeiros na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, provocou esta sexta-feira seis feridos, todos sem gravidade, disse fonte do Comando do Cávado da Proteção Civil.

Câmara de Braga lança guia de promoção da vida noturna da cidade

O município de Braga lançou um guia de promoção da vida noturna da cidade, que destaca os melhores locais para visitar, incluindo uma seleção de restaurantes, bares e estabelecimentos da noite, foi esta sexta-feira anunciado.

Área Metropolitana do Porto sem conhecimento de pedidos para instalar Andante na Linha do Vouga

O presidente da Área Metropolitana do Porto disse esta sexta-feira não ter conhecimento de pedidos para a autoridade de transportes permitir o uso do Andante na Linha do Vouga, que os Transportes Intermodais do Porto afirmam estar preparados para lançar.