Porto. Rendas elevadas e precariedade laboral causam dificuldades às famílias

| Porto
Porto Canal

A precariedade laboral e as rendas elevadas são as principais queixas de quem vive na cidade do Porto. As dificuldades de várias famílias têm aumentado, uma consequência da inflação e da queda do poder de compra.

Nos últimos meses, o custo de vida tem-se tornado insuportável para muitos portugueses, cujos salários não acompanham a subida de preços.

Os mais desfavorecidos acabam "empurrados" para a periferia das grandes cidades. É o caso de Gonçalo Gomes, desempregado, que paga 350 euros por um quarto em Paranhos. Divide a casa com outras sete pessoas.

Com contas para pagar, muitas destas famílias não têm outra opção senão empregos marcados pela precariedade, conforme lamenta Gonçalo: "Há muita oferta, mas é precária. Não dá para conseguir um arrendamento de média duração, por exemplo."

Precariedade que transcende o campo laboral e se estende a outros setores, como a habitação.

+ notícias: Porto

Escola Alexandre Herculano vence prémio de reabilitação

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024, entregue na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, na quarta-feira à noite, distinguiu este ano dez obras de intervenção.

Associação de ucranianos denuncia vandalismo e insultos durante exposição no Porto

A Associação dos Ucranianos em Portugal (ACP) denunciou esta quinta-feira atos de vandalismo contra uma exposição sobre a Ucrânia no Porto e insultos “relacionados com a imigração”, dirigidos aos organizadores e participantes.

“Vamos passar cá esta noite. Resistindo". Alunos exigem que Universidade do Porto corte relações com Israel

O Grupo de Estudantes em Defesa da Palestina no Porto está a ocupar o campus da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP). Juntaram-se dezenas de estudantes na ação que reivindica uma posição “firme” das instituições de ensino superior da cidade contra os acontecimentos na Palestina.