Portugal escapa a vaga de calor extremo do sul da Europa

Portugal escapa a vaga de calor extremo do sul da Europa
| País
Porto Canal

Massa de ar quente deixa vários países do sul da Europa com temperaturas extremas, que, em muitos casos, podem ultrapassar os 40 graus. Em Portugal, a influência do Atlântico traz nebulosidade, descida de temperaturas e chuva. Entre domingo e segunda-feira, regressa o calor, mas sem extremos e dentro dos valores normais para a época.

Depois de um mês de junho que bateu recordes de temperatura desde que há registos, vários países do sul da Europa vão, nos próximos dias, voltar a enfrentar uma onda de calor, com valores potencialmente máximos, devido a uma massa de ar proveniente do norte de África. Os termómetros deverão ultrapassar os 40 graus em algumas regiões de Espanha, França, Grécia, Croácia, Turquia e Itália.

"Não vamos ter situações de temperaturas extraordinariamente altas nos próximos dias. As temperaturas vão estar dentro dos valores normais para a época de ano. Hoje, com a passagem de uma superfície frontal, já está o céu muito nublado no litoral Norte e Centro. Pode haver alguma chuva fraca a partir da tarde na região do Minho, principalmente. Gradualmente, esta nebulosidade e a chuva vão progredir para a região do interior", disse ao JN a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois de uma sexta-feira chuvosa, a partir do meio da manhã deste sábado, o céu vai tornar-se novamente limpo, mantendo-se assim também no domingo. No Porto, a temperatura máxima prevista para este sábado é de 24 graus, voltando aos 27 na segunda-feira.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.