Portugal escapa a vaga de calor extremo do sul da Europa
Porto Canal
Massa de ar quente deixa vários países do sul da Europa com temperaturas extremas, que, em muitos casos, podem ultrapassar os 40 graus. Em Portugal, a influência do Atlântico traz nebulosidade, descida de temperaturas e chuva. Entre domingo e segunda-feira, regressa o calor, mas sem extremos e dentro dos valores normais para a época.
Depois de um mês de junho que bateu recordes de temperatura desde que há registos, vários países do sul da Europa vão, nos próximos dias, voltar a enfrentar uma onda de calor, com valores potencialmente máximos, devido a uma massa de ar proveniente do norte de África. Os termómetros deverão ultrapassar os 40 graus em algumas regiões de Espanha, França, Grécia, Croácia, Turquia e Itália.
"Não vamos ter situações de temperaturas extraordinariamente altas nos próximos dias. As temperaturas vão estar dentro dos valores normais para a época de ano. Hoje, com a passagem de uma superfície frontal, já está o céu muito nublado no litoral Norte e Centro. Pode haver alguma chuva fraca a partir da tarde na região do Minho, principalmente. Gradualmente, esta nebulosidade e a chuva vão progredir para a região do interior", disse ao JN a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Depois de uma sexta-feira chuvosa, a partir do meio da manhã deste sábado, o céu vai tornar-se novamente limpo, mantendo-se assim também no domingo. No Porto, a temperatura máxima prevista para este sábado é de 24 graus, voltando aos 27 na segunda-feira.
