Penafiel isenta jovens do pagamento do IMT na compra de casa no concelho

Penafiel isenta jovens do pagamento do IMT na compra de casa no concelho
| Norte
Porto Canal/Agências

Penafiel vai isentar os jovens do pagamento do IMT (Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) quando compram uma habitação naquele concelho do distrito do Porto, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

O apoio, intitulado “Penafiel Viva”, destina-se a jovens dos 20 aos 35 anos que trabalhem ou residam em Penafiel, há pelo menos dois anos, segundo explicou à Lusa o presidente da autarquia.

“Atendendo à crescente pressão do mercado imobiliário e aumento das taxas de juro, não podíamos ficar indiferentes a este problema, em especial para os jovens que procuram comprar a sua primeira habitação”, assinalou Antonino de Sousa.

Para o autarca, a isenção do pagamento de IMT é “uma ajuda importante”, podendo constituir “uma oportunidade para o início de uma vida independente mais desafogada para os jovens”.

São abrangidos por esta mediada os prédios urbanos ou frações autónomas de prédio urbano, até 200.000 euros, o que pode traduzir-se, assinalou, num apoio de cerca de cinco mil euros. Este apoio requer, por outro lado, que os beneficiários residam de forma permanente, durante cinco anos, após a atribuição do benefício.

Recentemente, Penafiel lançou outras medidas para “alargar a oferta de habitação para arrendamento a preços compatíveis com os rendimentos das famílias”. O presidente da câmara reafirmou, a propósito, que as políticas de habitação têm sido “uma prioridade” do seu executivo

“Este foi um compromisso que assumi, com muita responsabilidade, para este mandato. Agora estamos em condições de o honrar”, assinalou.

+ notícias: Norte

Deslizamento de terras em Castelo de Paiva corta EN222

Um deslizamento de terras ocorrido na localidade de Fornos, em Castelo de Paiva (distrito de Aveiro) obrigou este domimgo ao corte da Estrada Nacional 222 (EN222), colocando ainda uma habitação em risco, disse fonte da Proteção Civil à Lusa.

Raro fenómeno lunar 'pinta' céus de Vila Real

Um fenómeno raro denominado arco íris lunar foi registado este domingo, em Vila Real.

Colisão entre duas viaturas ligeiras deixa uma pessoa encarcerada em Famalicão

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros em Vila Nova de Famalicão, fez, este domingo, três feridos, um deles encarcerado, confirmou o Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.