Águas do Norte instala sistema inovador de tratamento de água potável em Murça
Porto Canal/Agências
A Águas do Norte instalou um sistema “inovador” de tratamento de água potável, projeto inserido na beneficiação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cueiro, em Valongo de Milhais, Murça, num investimento de 560 mil euros.
A empresa disse esta terça-feira, em comunicado, que o projeto “inova pelo facto de utilizar tecnologia de ultrafiltração, uma solução ainda pouco desenvolvida em Portugal e a primeira a ser instalada na Águas do Norte”.
A sua implementação, explicou, "aumentou a capacidade de tratamento do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Vila Chã em 100 metros cúbicos por hora, a partir da captação de Mascanho, promovendo maior resiliência do sistema perante condições desfavoráveis e satisfazendo as exigências no tratamento de água para consumo humano, mesmo na presença de águas superficiais e subterrâneas de menor qualidade”.
A beneficiação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e reservatório do Cueiro teve um valor de adjudicação de 560 mil euros, sendo que a ETA está em “fase de arranque da instalação, encontrando-se já em pleno funcionamento e a fornecer água potável aos reservatórios de abastecimento”.
