Gaia começa esta sexta-feira produção de energia renovável em modelo cooperativo

Gaia começa esta sexta-feira produção de energia renovável em modelo cooperativo
| Norte
Porto Canal / Agências

O Centro de Interpretação do Património da Afurada, a Escola Básica e o mercado locais, em Vila Nova de Gaia, começam na sexta-feira a gerar e armazenar energia renovável, revelou à Lusa o presidente da GaiaUrb.

O projeto apoiado pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono da EEA Grants “vai desde a energia aos edifícios, aos resíduos e à mobilidade, quatro eixos temáticos, quase todos eles suportados pelo eixo transversal que é a sustentabilidade e muito, também, pela mudança comportamental”, descreveu António Miguel Castro.

Assumido pela Câmara de Vila Nova de Gaia arranca na sexta-feira na Afurada “para testar tecnologia, mudanças comportamentais na expectativa de depois o poder desenvolver à escala do território”.

Nos três edifícios, descreveu o responsável da empresa municipal de Urbanismo e Habitação de Gaia, “foram colocadas três instalações fotovoltaicas, de 10 kilowatts, com armazenamento, com capacidade para gerar 36 megawatts/hora por ano e [obter] uma redução de emissões [de carbono] expectável na ordem das 10 toneladas”.

“A unidade de energia que vamos inaugurar tem características únicas, juntando um museu [Centro de Interpretação do Património da Afurada], uma escola [Básica da Afurada] e um mercado [da Afurada], três equipamentos públicos, com três realidades distintas”, continuou.

O projeto “começou há cerca de ano um ano e meio, vai prolongar-se por mais um ano e meio e tem um orçamento de cerca de 1,1 milhão de euros e é promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente, contando com nove parceiros, desde empresas a associações na rede”, assinalou António Miguel Castro.

“No primeiro ano meio definimos o que fazer, avaliámos os impactos, escolhemos a comunidade e rapidamente iremos passar para a temática dos resíduos”, disse ainda.

Sem conseguir precisar quantas habitações beneficiarão, no imediato, da produção do modelo cooperativo, o dirigente da GaiaUrb informou que na envolvente aos três edifícios preparados “existem cerca de 1.500 habitações”.

“Esse é o universo expectável [para fazer chegar a energia]”, avançou.

As centrais possuem baterias o que permitirá “armazenar energia durante o dia para ser disponibilizada à noite”, disse.

O anúncio do projeto será no Centro de Interpretação do Património da Afurada, pelas 17h30, sendo a solução tecnológica da responsabilidade da DST.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.