Major General Adelino Matos Coelho, natural de Aveiro, morre aos 76 anos

Major General Adelino Matos Coelho, natural de Aveiro, morre aos 76 anos
| País
Porto Canal / Agências

O Major General Adelino Matos Coelho, que prestou serviço em várias unidades e Órgãos do Exército, faleceu na terça-feira, vítima de doença aguda, informou o Grupo de Reflexão Estratégica Independente (GREI), do qual foi sócio fundador.

Adelino Matos Coelho era tenente no Regimento de Infantaria (RI)5, nas Caldas da Rainha, de onde partiu a 16 de março de 1974 uma coluna de 200 militares com o objetivo de tomar o aeroporto de Lisboa.

Sócio Fundador do GREI, integrou, desde a origem, os seus corpos sociais, sendo considerado uma personalidade dinâmica, culta e interventora.

"Foi sempre um dinamizador, ao longo dos oito anos de funcionamento do GREI, das múltiplas atividades desenvolvidas, quer no domínio editorial, quer na realização de atividades públicas, nomeadamente conferências e seminários", destaca o grupo na nota divulgada.

A Direção do GREI enaltece o reconhecimento "ao cidadão e ao camarada" Adelino Matos Coelho, pelo "exemplo de honestidade intelectual, firmeza de propósitos e de princípios éticos".

Adelino Matos Coelho nasceu a 31 de outubro de 1946, em Aveiro.

+ notícias: País

Saiba quais as ex-SCUT que deixam de ter portagem esta quarta-feira

As portagens são abolidas, esta quarta-feira, nas vias rápidas estruturantes do Interior e Algarve conhecidas como SCUT, após mais de 13 anos de luta das populações pela reposição do modelo inicial de financiamento destas estradas sem custos para o utilizador.

Municípios têm de recolher têxteis e móveis a partir desta quarta-feira, mas dizem que falta financiamento

Os municípios têm de fazer recolha seletiva de têxteis, resíduos perigosos e mobiliário a partir desta quarta-feira, mas queixam-se de falta de financiamento para investir na recolha seletiva, o que está a atrasar Portugal no cumprimento das metas europeias.

SNS 24 vai ter triagem digital para sintomas respiratórios agudos

A linha SNS 24 vai lançar uma triagem digital para utentes com mais de 18 anos e com sintomas respiratórios agudos, anunciaram esta quarta-feira os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).