Major General Adelino Matos Coelho, natural de Aveiro, morre aos 76 anos
Porto Canal / Agências
O Major General Adelino Matos Coelho, que prestou serviço em várias unidades e Órgãos do Exército, faleceu na terça-feira, vítima de doença aguda, informou o Grupo de Reflexão Estratégica Independente (GREI), do qual foi sócio fundador.
Adelino Matos Coelho era tenente no Regimento de Infantaria (RI)5, nas Caldas da Rainha, de onde partiu a 16 de março de 1974 uma coluna de 200 militares com o objetivo de tomar o aeroporto de Lisboa.
Sócio Fundador do GREI, integrou, desde a origem, os seus corpos sociais, sendo considerado uma personalidade dinâmica, culta e interventora.
"Foi sempre um dinamizador, ao longo dos oito anos de funcionamento do GREI, das múltiplas atividades desenvolvidas, quer no domínio editorial, quer na realização de atividades públicas, nomeadamente conferências e seminários", destaca o grupo na nota divulgada.
A Direção do GREI enaltece o reconhecimento "ao cidadão e ao camarada" Adelino Matos Coelho, pelo "exemplo de honestidade intelectual, firmeza de propósitos e de princípios éticos".
Adelino Matos Coelho nasceu a 31 de outubro de 1946, em Aveiro.