Peça teatral reflete sobre papel da mulher e envolve comunidade de Amarante

Peça teatral reflete sobre papel da mulher e envolve comunidade de Amarante
DGArtes/Pedro Figueiredo
| Norte
Porto Canal/Agências

O espetáculo teatral “Não sou como a figueira”, da associação PELE, estreia esta sexta-feira, em Amarante, falando sobre o lugar da mulher, no passado e no presente, partindo de um projeto com a comunidade local iniciado em 2012.

“A relação da PELE [com Amarante] vem desde 2012, com um projeto comunitário que envolvia algumas pessoas que participam neste espetáculo. Houve depois outro projeto sobre o património imaterial feminino nas pessoas que vivem no Marão. Este espetáculo vem nessa sequência”, contou à Lusa a co-diretora artística Inês Lapa.

No ensaio final para a estreia agendada para a noite de hoje, de entrada gratuita no Cineteatro Raimundo Magalhães, em Vila Meã, no concelho de Amarante, subiram ao palco cerca de 30 pessoas, incluindo residentes locais, dos 12 aos 85 anos, que foram convidados a participar.

A recolha do espólio etnográfico para este trabalho começou em 2019, em articulação com a autarquia local, recordou.

Sara Lapa destaca a importância, neste projeto, da “interação com parceiros locais”.

“O CLAP [Centro Local de Animação e Promoção Rural] é um interlocutor importantíssimo nesta relação com as gerações mais velhas e o articular do património e tradição”, disse, contando que os ensaios arrancaram no início do ano, envolvendo 50 pessoas no total (elenco e equipa técnica).

Apesar de o espetáculo, de acordo com o programado, percorrer, a partir de outubro, várias localidades, Sara Lapa observou à Lusa “fazer todo o sentido estrear o espetáculo em Amarante”.

“Porque ele nasce destas bravas e destas mulheres que fomos conhecendo ao longo destes anos e das cantigas que elas nos foram ensinando”, afirmou.

A peça conta com dramaturgia de Sara Barros Leitão.

Tondela, Porto, Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão) são outros pontos para apresentação, juntando grupos comunitários das respetivas localidades.

“O espetáculo vai sendo moldado a partir da geografia e outros contributos de cada local”, explicou.

“O texto também vai ser adaptado, com os pensamentos e o espólio das outras cidades”, acrescentou à agência Lusa Catarina Carvalho Gomes, encenadora e codiretora artística.

Na cena, numa cozinha, interagem cinco atrizes do elenco principal, refletindo diferentes gerações e visões do papel da mulher na sociedade e no casamento, além de participações pontuais dos elementos da comunidade local.

Do trabalho realizado com as pessoas do CLAP e do grupo comunitário de Amarante, destacou o “foco e a responsabilidade” que todos têm partilhado neste projeto.

“Muita paciência e muita flexibilidade para percebermos que, por vezes, o rigor profissional que exigimos nem sempre é a melhor opção”, admitiu, acrescentando: “É importante que as pessoas sintam prazer no que estão a fazer e se sintam confortáveis, mais do que uma questão de rigor e perfeição”.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.