Governo anuncia candidatura a PRR de 100 milhões de euros para promover a economia do mar

| País
Porto Canal

É hora de mergulhar na defesa dos oceanos. Mais do que apelos, importam as ações e por isso mesmo, o Governo candidatou-se à reprogramação dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência de dois projetos para investir na economia do mar.

O valor dos dois programas está estabelecido em 100 milhões de euros, divididos entre ambos em partes iguais. Os objetivos são, por um lado, aprofundar o estudo no âmbito das energias renováveis oceânicas e, por outro, acelerar a transição das frotas marítimas para tecnologias de navegação mais verdes, o GreenShipping.

Com uma extensão de mar equivalente à totalidade do tamanho do continente europeu, Portugal tem, no oceano, a possibilidade de voltar a ser pioneiro na abertura de caminhos mais sustentáveis para o Planeta.

O tráfego marítimo é responsável por uma grande parte da emissão de CO2 a nível internacional e o governo justifica esta candidatura aos apoios do PRR como um dos exemplos de que o país está empenhado na luta pela descarbonização.

No dia em que se celebra o ambiente, numa iniciativa da ONU, o secretário-geral voltou a deixar uma mensagem de alerta tentando sensibilizar a população em geral. Diz Guterres que todos têm de estar unidos no objetivo de pôr o mar em primeiro lugar.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).