Governo anuncia candidatura a PRR de 100 milhões de euros para promover a economia do mar

| País
Porto Canal

É hora de mergulhar na defesa dos oceanos. Mais do que apelos, importam as ações e por isso mesmo, o Governo candidatou-se à reprogramação dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência de dois projetos para investir na economia do mar.

O valor dos dois programas está estabelecido em 100 milhões de euros, divididos entre ambos em partes iguais. Os objetivos são, por um lado, aprofundar o estudo no âmbito das energias renováveis oceânicas e, por outro, acelerar a transição das frotas marítimas para tecnologias de navegação mais verdes, o GreenShipping.

Com uma extensão de mar equivalente à totalidade do tamanho do continente europeu, Portugal tem, no oceano, a possibilidade de voltar a ser pioneiro na abertura de caminhos mais sustentáveis para o Planeta.

O tráfego marítimo é responsável por uma grande parte da emissão de CO2 a nível internacional e o governo justifica esta candidatura aos apoios do PRR como um dos exemplos de que o país está empenhado na luta pela descarbonização.

No dia em que se celebra o ambiente, numa iniciativa da ONU, o secretário-geral voltou a deixar uma mensagem de alerta tentando sensibilizar a população em geral. Diz Guterres que todos têm de estar unidos no objetivo de pôr o mar em primeiro lugar.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.