Governo abriu concurso de eletrificação da Linha do Douro poucos dias antes das comemorações do 10 de junho

| Política
Porto Canal

O governo abriu o concurso de eletrificação da Linha do Douro poucos dias antes das comemorações do 10 de Junho, que este ano são na Régua. O decreto saiu em Diário da República no final do mês de maio e a decisão foi comunicada aos autarcas pelo próprio ministro João Galamba.

A comentadora do Porto Canal, Cristina Azevedo, afirma que o anúncio deste investimento em vésperas do dia de Portugal é propaganda política.

O concurso para a eletrificação entre Marco/Régua na Linha do Douro foi lançado em Diário da República no dia 30 de maio. Em vez dos cerca de 45 milhões de euros inicialmente previsto, aparece fixado em 118 milhões.

Em vésperas da celebração do Dia de Portugal no Douro, mais concretamente na Régua, a publicação do anúncio levanta a sombra da propaganda política num evento de Estado.

O projeto de eletrificação da linha do Douro é aguardado já há duas décadas. Os autarcas da região, não raras vezes, acusaram o Governo de falta de vontade política.

A apresentação das candidaturas ao concurso para a eletrificação da linha do Douro pode ser feita até finais de agosto. Para além dos trabalhos de eletrificação estão abrangidos nos 118 milhões o rebaixamento da plataforma dos túneis, o tratamento e reformulação do sistema de drenagem, a reabilitação de estruturas, injeção de caldas nas zonas de seccionamento, reforço de hasteais, a impermeabilização da faixa central sobre o fio de contacto, e ainda a estabilização de 40 taludes ao longo do troço a eletrificar.

O Porto Canal tentou contactar o presidente da CIM Douro e o autarca da Régua, mas estão ambos em viagem com o Presidente da República, na África do Sul.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.