Autarcas da região do Cávado preocupados com o desvio de helicóptero de Braga para Famalicão

| Norte
Porto Canal

Os autarcas da região do Cávado estão preocupados com o desvio de um helicóptero de combate a incêndios de Braga para Famalicão, pois consideram que se trata de uma decisão errada que pode dificultar o combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O Plano de Operações do comando Sub-Regional do Cávado para o combate a incêndios rurais foi apresentado, em maio, e previa dois helicópteros, um ligeiro e um pesado, para o Centro de Meios Aéreos de Braga. Mas, prestes a entrar em vigor, o plano mudou, e apanhou de surpresa os autarcas da região.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil justifica o desvio do meio aéreo para Famalicão com a atividade de paraquedismo no aeródromo de Braga, que compromete o tempo de resposta do helicóptero de ataque inicial.

Os autarcas do Cávado estão preocupados e falam de uma decisão errada que pode comprometer o combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A agravar a situação está a ausência prevista para este verão de uma equipa permanente de vigilância e combate a incêndios no Gerês.

Os autarcas já manifestaram o desagrado ao Governo e à proteção civil e apelam que a decisão seja revertida.

+ notícias: Norte

Mais de 3.500 pessoas manifestaram-se em Ovar contra afetação à ULS de Aveiro

Mais de 3.500 pessoas vestidas de preto participaram este sábado em Ovar numa marcha de protesto em que a população reivindicou do Governo que recue na afetação dos 55.000 habitantes do concelho à Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro.

Um viaduto, três estações e oficinas. Uma viagem a pé pelos novos 3km da linha amarela do Metro do Porto

Dentro de três meses as obras de extensão da linha amarela até Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, deverão estar concluídas. A garantia é dada ao Porto Canal pela Metro do Porto, que explica que no primeiro trimestre de 2024 serão feitos os testes de circulação necessários. Os prazos estão de acordo com os divulgados incialmente e tudo indica de que não deverão existir atrasos.

"Como sociedade, o que temos de fazer para virar isto ao contrário?" D. Américo Aguiar em entrevista exclusiva ao Porto Canal

D. Américo diz que o combate contra a pobreza deve começar por cada um de nós e não esperar apenas pelo poder político. Numa entrevista ao Porto Canal, poucas horas antes de se tornar cardeal, D. Américo deixa rasgados elogios a Jorge Nuno Pinto da Costa.