Autarcas da região do Cávado preocupados com o desvio de helicóptero de Braga para Famalicão

| Norte
Porto Canal

Os autarcas da região do Cávado estão preocupados com o desvio de um helicóptero de combate a incêndios de Braga para Famalicão, pois consideram que se trata de uma decisão errada que pode dificultar o combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O Plano de Operações do comando Sub-Regional do Cávado para o combate a incêndios rurais foi apresentado, em maio, e previa dois helicópteros, um ligeiro e um pesado, para o Centro de Meios Aéreos de Braga. Mas, prestes a entrar em vigor, o plano mudou, e apanhou de surpresa os autarcas da região.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil justifica o desvio do meio aéreo para Famalicão com a atividade de paraquedismo no aeródromo de Braga, que compromete o tempo de resposta do helicóptero de ataque inicial.

Os autarcas do Cávado estão preocupados e falam de uma decisão errada que pode comprometer o combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A agravar a situação está a ausência prevista para este verão de uma equipa permanente de vigilância e combate a incêndios no Gerês.

Os autarcas já manifestaram o desagrado ao Governo e à proteção civil e apelam que a decisão seja revertida.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.